Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, as Madres e Irmãs representantes dos 17 Mosteiros do Brasil se encontram para eleger a próxima Madre Federal, junto às quatro Irmãs que comporão o Conselho, que conduzirá a Federação Sagrada Família nos próximos seis anos. As reuniões realizadas no Mosteiro Santíssimo Sacramento, em Canindé/CE, visam também abordar os aspectos relativos à unidade dos Mosteiros, ao auxílio prestado pela Federação a cada comunidade, partilhas entre as Irmãs, assim como conferências de cunho espiritual.
O encontro iniciou com uma alocução de Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, atual assistente da Federação, ao qual partilhou a história da Federação e seu atual papel diante dos Mosteiros. A segunda conferência foi presidida por Frei Fábio Cesar Gomes, OFM, secretário Pro Monialibus das Ordem em todo o mundo.

Durante a tarde, Irmã Maria Francisca, de Porto Alegre/RS, pode se despedir do cargo e apontar quais foram os passos dados durante seu serviço aos Mosteiros federados.
Na manhã do dia 31 de outubro, as Irmãs Clarissas reunidas na VI Assembleia Federal Ordinária, realizada no Mosteiro Santíssimo Sacramento de Canindé/CE, participaram da eleição para a próxima Madre da Federação Sagrada Família, junto às quatro Irmãs que comporão o Conselho, representando os Mosteiros de quatro regiões do Brasil.

Para o serviço de Madre Federal, foi eleita a Madre Isabela de Santa Maria dos Anjos, do Mosteiro Mãe da Providência – Cascavel/PR.
Para integrar o Conselho foram eleitas:
1ª conselheira: Madre Francis Lara de Jesus Hóstia – Mosteiro Santa Clara do Deus Trino – Ceilândia/DF
2ª conselheira: Irmã Maria Karolyne – Mosteiro Santa Clara – Belo Horizonte/MG
3ª conselheira: Irmã Maria Francisca – Mosteiro São Damião – Porto Alegre/RS
4ª conselheira: Madre Maria Auxiliadora do Pai Eterno – Mosteiro Frat. São Francisco De Assis – Mossoró/RN.
A última Assembleia Eletiva foi realizada em 23 de outubro de 2019, com a eleição de Irmã Maria Francisca como Madre Federal, e das Irmãs Maria Auxiliadora do Pai Eterno, Irmã Isabela de Santa Maria dos Anjos, Irmã Agnes Maria da Sagrada Família e Irmã Francis Lara de Jesus Hóstia como conselheiras para o sexênio que se encerra.
Fonte: Clarissas.net.br









