Irmãs Franciscanas celebram 150 anos de presença no Brasil

844

Assembleia Celebrativa marcou o dia 02 de abril de 2022 e lembrou a chegada das seis primeiras irmãs, vindas da Alemanha ao Brasil.

Abertura dos 150 anos_02.04.2022: Representação da chegada das seis primeiras Irmãs a São Leopoldo. Da esquerda para a direita, Ir. Lita Zanon, Ir. Fátima Lessa Ribas, Ir. Maria Anadina da Conceição Souza, Ir. Glenda Sabio Garcia, Ir. Ana Luísa Pires e Ir. Carla Ferreira da Silva.

No dia 02 de abril de 2022, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã comemoraram 150 anos de presença da missão no Brasil, em Assembleia Celebrativa. Vindas da Alemanha, seis jovens irmãs chegaram, em 1872, a São Leopoldo, a convite dos padres jesuítas, para se dedicarem à educação das meninas de famílias da região. Fazendo memória desta data, a Província do Sagrado Coração de Jesus, de São Leopoldo/RS, celebrou a história: às margens do Rio dos Sinos, festivamente foi encenado a chegada das religiosas em um pequeno barco. Hoje, rendendo graças pelas muitas vocações que se empenharam na missão em terras brasileiras.

Após a abertura do evento, os participantes – irmãs e representantes das diferentes frentes de missão – seguiram em caminhada até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que, em 1872, era a sede da comunidade católica local. Ali cantaram o “Te Deum”, lembrando o hino entoado na acolhida das irmãs, na época. Da Igreja da Conceição, seguiram em carreata até o Colégio São José – primeira instituição de ensino fundada pelas religiosas no Brasil.
Na Capela do Colégio São José foi realizada a Celebração Eucarística. A partir do lema do ano jubilar “tocando corações e construindo histórias”, a assembleia reunida louvou e agradeceu pelo trabalho realizado pelas irmãs, ao longo de um século e meio de presença e testemunho do carisma franciscano no Brasil.

Missa dos 150 anos_02.04.2022: Irmãs e representantes das diferentes frentes de missão se reuniram para a Celebração Eucarística na Capela do Colégio São José.

Após a Celebração Eucarística, foi oferecido um delicioso almoço, no Pensionato São José. À tarde, apresentações culturais e depoimentos de leigos/as marcaram a festividade.
Com o olhar agradecido pela missão em seus humildes começos, à sombra de uma laranjeira onde aconteceu a 1ª aula do Colégio São José, com 23 alunas, 150 mudas de árvores nativas foram doadas para serem plantadas pelos participantes da Assembleia Celebrativa. O gesto também integra uma das prioridades assumidas no Capítulo Provincial de 2021, que dá ênfase ao compromisso franciscano de cuidado com a Casa Comum. No dia 05 de abril, 23 dessas mudas foram plantadas no Complexo Franciscano São José, por irmãs e alunos do Colégio.

Plantio de Mudas no Complexo Franciscano São José: Irmãs e alunos do Colégio São José se reuniram para plantarem 23 mudas de árvores nativas, no dia 05 de abril de 2022.

No encerramento, reunidos em torno do bolo de aniversário, os participantes do encontro entoaram alegremente o “parabéns a você”, finalizando com alegria o dia dedicado às irmãs de ontem e de hoje, que permanecem semeando o amor de Deus no solo fértil de nosso país.

 

Fonte: Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui