Irmãs franciscanas irão assumir paróquia de Lavras do Sul

567

Final de ano é tempo de transferências de padres na diocese. Além disso, é época de novidades no que diz respeito a vida religiosa consagrada. E uma das novidades é a criação de uma nova comunidade das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, em Lavras do Sul. O anúncio das transferências de padres e das novidades foi feito pelo bispo dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco.

A partir de 2023, as irmãs franciscanas Silvia Bieger, Maria Alves de Jesus e Diva Degrandi assumem a Paróquia Santo Antônio de Lavras do Sul, com a cooperação dos padres Airton Machado Gusmão e Angelo Diego Cadoná.

Irmã Diva foi a religiosa brasileira pioneira em uma missão em um dos países africanos, onde a congregação tem comunidade. A diretora do Colégio Franciscano Espírito Santo, irmã Maria Ana Klein, falou sobre essa nova missão na região da Campanha. “Entendemos que o lugar da vida religiosa consagrada está sendo muito valorizado na nossa diocese. O nosso bispo tem esse olhar também para a vida religiosa feminina, nos confiando essa missão”, argumentou Irmã Maria Ana lembrou que foi no ano vocacional que as irmãs foram convidadas para assumir essa missão diferente, o que, segundo ela, parece um sinal de Deus. “Quem sabe não surgirão muitas meninas em Lavras do Sul que queiram seguir a vida religiosa consagrada”, enfatizou.

Santuário

Irá assumir como reitor do Santuário Nossa Senhora Conquistadora o padre Élio Omar Fagundes Machado. O cargo até então era ocupado pelo pároco da Catedral São Sebastião, padre Jair da Silva. Outra novidade na diocese é que a Paróquia Sagrada Família de Bagé será administrada pelos Missionários de Santo Inácio de Antioquia, os freis Hélio Fernando da Fonseca Arruda e Antônio Francisco de Sales. Assumem a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, os freis Capuchinhos Lori Vergani, Eudes Roque Zanon, Carlos Reis Freitas e Flávio do Amaral.

Na Rede de Comunidades Santo Isidoro Camponês (Hulha Negra, Candiota e Aceguá), estão os freis franciscanos (OFM) José Frey e Márcio Birck. Os freis Tiago Fray e Paulo Muller estão à frente das paróquias Sagrado Coração, de Candiota, e Paróquia São José, de Hulha Negra.

Funções sacerdotais

– Padre Airton Machado Gusmão (vigário geral) será pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rosário do Sul e cooperador da Paróquia Santo Antônio, de Lavras do Sul;

– Padre Angelo Diego Cadona (vigário paroquial) – Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rosário do Sul, e cooperador na Paróquia Santo Antônio, de Lavras do Sul;

– Padre Cleber Eduardo dos Santos Dias – Cuidados da saúde e assessorias;

– Padre Jair da Silva – Coordenador Diocesano da Pastoral, pároco da Catedral São Sebastião;

– Padre Élio Omar Fagundes Machado – reitor do Santuário Nossa Senhora Conquistadora;

– Padre Oberdan Junior Longhi – vigário paroquial, Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, Dom Pedrito;

– Padre Fábio da Silva – reitor do Seminário Menor Diocesano, SAV Diocesano, vigário paroquial da Paróquia São Pedro, Capelão da Capela São José, Mestrando em Direito Canônico e Câmara Eclesiástica Diocesana;

– Padre Lucas Mazzoquini – cooperador paroquial, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora;

– Frei Eudes Roque Zanon – cooperador paroquial, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

Fonte: jornalfolhadosul.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui