800 anos do Cântico das Criaturas
BAIXAR CADERNO
- Entrevista com Victor Paiva, OFS
- Congresso Nacional da JUFRA “JUFRA e INAFRA: Sementes de vida em Fraternidade
- A Súplica das Criaturas
- A Conversão Ecológica à luz da Laudato Si’
- Cantemos com Francisco | Cordel
- Giro pelo Brasil
- Recado da Secretária Fraterna Nacional: Ano de CUIDAR
- Curso de Teologia Franciscana
- Cântico das Criaturas + Laudato Si = UMA INAFRA PROTAGONISTA
- Revolução Laudato Si’: o tempo para agir é agora!
- Juventude Franciscana: Peregrinos da Esperança no Louvor da Criação
- Caminhos para os jovens Peregrinos de Esperança no Ano Jubilar à luz do carisma franciscano
- Doe amor, seja Benfeitor
- De São Francisco ao Papa Francisco: um apelo de 800 anos para cuidar da criação e o compromisso de promover uma ecologia integral
- Aprender com São Francisco: o Cântico das Criaturas e o Cuidado com a Casa Comum
- Encarte INAFRA
É louvando com muito amor e alegria que quero começar esse 22º Caderno Nacional de Formação com um agradecimento e oração a todos que contribuíram com a gestação desse lindo material que vos entrego. Em um ano profético em que vivenciamos o Jubileu da Esperança, os 10 anos da Encíclica Laudato Si’, os 800 anos do Cântico das Criaturas, e colocando em uso o verbo cuidar, certos de nossos deveres com a Casa Comum e atuantes com as práticas da economia de Francisco e Clara; cremos que é seguindo os passos do pobrezinho de Assis, que estamos, após séculos, festejando o dia da Juventude Franciscana do Brasil.
Ao decorrer dos últimos anos estamos enaltecendo centenários do nosso Pai Seráfico. Se observarmos bem, nesse triênio contemplamos momentos únicos na vida do Poverello, ao qual solenemente fez memória do nascimento do menino Jesus com a criação do presépio. Com o coração aberto recebeu os estigmas para vivenciar a paixão de Cristo, e assim, foi transpassado de amor. Por fim, celebraremos neste ano os 800 anos do Cântico das Criaturas, em que Francisco dedica a Ele todo louvor e agradecimento, produzindo essa oração em forma de canto com tamanha fé e gratidão.
Que nessa confraternização possamos louvar ao nosso Deus pela existência das fraternidades locais e regionais, por termos animadores e irmãos da OFS que se dedicam aos cuidados e acompanhamentos com as fraternidades de JUFRA e INAFRA, que possamos louvar a Deus por cada irmão e irmã que escreveu os textos, poema, cordel e quem respondeu a nossa entrevista, fazendo com que o nosso Caderno ficasse bem recheado.
Agradeço pelos irmãos que diagramaram e revisaram o material, louvo a Deus pela minha Equipe de Formação e irmãos do Secretariado Fraterno Nacional que sempre me dão apoio no serviço de formadora. Eventualmente, louvo ao meu amado Criador pela existência da JUFRA, OFS, INAFRA, a Família Franciscana como um todo, e claro, por São Francisco e Santa Clara terem plantado essa sementinha de amor e fraternidade, pois esse carisma mudou e continua mudando a vida de milhares de pessoas, afinal, a JUFRA é um luminoso ideal de vida.
Antonia Laís Nogueira das Chagas JUFRA-OFS
Secretária de Formação Nacional (2023-2026)
Fonte: JUFRA do Brasil