O episódio mais recente das “Quartas de Formação”, do último dia 28 de julho, tratou da “Encíclica Laudato si’ na comunhão com o Sínodo da Amazônia”. Dom Vital Corbellini, bispo diocesano de Marabá, foi quem fez a reflexão sobre os principais pontos abordados no documento escrito pelo Papa Francisco em 2015, relacionando também ao conceito de ecologia integral com o Sínodo da Amazônia de 2019.
Quartas de Formação
Toda a quarta-feira, desde o mês de abril, o projeto do Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul–RS oferece um momento de formação para conhecer mais sobre a Igreja e temas que envolvem os jovens nesse contexto, como os documentos do Pontífice. Segundo a ComMissão Jovem, “a publicação da encíclica Laudato si’ veio para mostrar que a Igreja está preocupada com as mudanças climáticas e com o futuro do planeta. O Papa Francisco nos convida a pensar a ecologia a partir de uma visão que considera o mundo todo como uma casa comum, a ecologia integral”.
O Frei Luis Carlos Suzin foi quem começou a série de 4 episódios dentro do projeto que, no mês de julho, tratou do documento tão relevante para a vida em comunidade. O teólogo e frade capuchinho fez uma contextualização histórica e trouxe uma explicação geral sobre a encíclica Laudato si’. O segundo episódio abordou os impactos da publicação da carta no âmbito ecossocial, a partir de reflexões trazidas pela integrante do Setor Juventude, Isadora Martins. Já no terceiro episódio, a bióloga Juçara Bordin destacou temas presentes no documento, como a importância da preservação da biodiversidade, a partir do ponto de vista científico. Por fim, no quarto vídeo da série, o bispo de Marabá – PA, dom Vital Corbellini, relacionou, então, a importância da Laudato si’ com o Sínodo da Amazônia.
Os vídeos das “Quartas de Formação” são publicados no Instagram e no canal do YouTube do Setor, abordando temas relacionados à Igreja. O objetivo é levar aos jovens explicações descomplicadas sobre documentos, datas e temas importantes para a vida cristã. Todos os episódios já estão disponíveis no canal do YouTube da ComMissão Jovem ou diretamente na playlist.
Colaboração: Diocese de Caxias do Sul
Fonte: Vatican News