Na manhã de domingo, 1º de dezembro, a Família Franciscana da Capela São Francisco de Irati promoveu a 16ª Caminhada pela Vida, Paz e Ecologia, reunindo mais de 200 pessoas, entre adultos e crianças, em um evento marcado pela espiritualidade, reflexão e cuidado com o meio ambiente.
O trajeto de 7 quilômetros começou às 6h na Capela São Francisco com uma benção e seguiu até a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), onde uma Missa de Ação de Graças foi realizada às 10h. Durante o percurso, os participantes refletiram sobre temas como vida, paz e ecologia, e coletaram 60 sacos de 50 litros de materiais recicláveis, além de objetos como pneus, caixas e materiais plásticos, que serão destinados corretamente.
Por volta das 9h30, os caminhantes fizeram uma pausa na gruta de Santa Maria, no bairro Engenheiro Gutierrez para reflexão e oração, seguida de um café da manhã no bosque de Maria Waurika, a “Tia Mariquinha”.
Participação de grupos e voluntários
Além da comunidade franciscana, participaram membros do grupo de caminhada Acordei, voluntárias da Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (Anapci) e da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Irati.
Vanderlei Kawa, coordenador do evento e integrante da Ordem Franciscana Secular, destacou a importância da caminhada: “Nossa gratidão a todos que participaram neste ano, em destaque os amigos e amigas do grupo de caminhada e corrida Acordei, as voluntárias da Anapci e da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Agradecemos à Tia Mariquinha, sua família e a pequena família franciscana que serviram o café e lanche da manhã no bosque de sua residência. Caminhar nos cura das tristezas, das enfermidades, nos ajuda a abrir a mente e nos leva a sair da rotina diária”, disse.
Texto: Lenon Diego Gauron
Fotos: Vanderlei Kawa
Fonte: hojecentrosul.com.br