Mensagem da presidente da CFFB para a Festa de São Francisco

2135

Download

FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

 

Celebrar a Festa de São Francisco é motivo de alegria, de saudações fraternas e, também, momento para refletirmos sobre sua contribuição para a Igreja e a humanidade, pois, conforme assinala o Papa Francisco na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate “… cada santo é uma missão; é um projeto do Pai que visa encarnar, em um determinado momento da história, um aspecto do Evangelho” (GE n. 19).

Que a Solenidade de Nosso Seráfico Pai São Francisco de Assis, que soube acolher a novidade evangélica inspirada pelo Senhor (RNBI,1 – 6), seja uma oportunidade para recordarmos com gratidão o passado, renovarmos nosso compromisso de Seguimento de Jesus Cristo ao modo franciscano, para vivermos com paixão o presente e abrir-nos com confiança ao futuro.

Em meio a tantos desafios de nosso tempo e participantes das alegrias e dores de nossos irmãos e irmãs nas diversas realidades do Brasil e do mundo, convidamos a todos os irmãos e irmãs da Conferência da Família Franciscana do Brasil para nos unirmos em oração de louvor e ação de graças ao Altíssimo por tudo que Ele realizou por intermédio de São Francisco de Assis, cuja força e iluminação tinha origem na escuta da Palavra (1Cel 9, 22).

Possa o segredo de nossa existência ser o mesmo de Francisco de Assis: “O segredo de sua vida se fundamenta na fé totalmente pessoal e na confiança imperturbável em Deus, naquele que é o bem sumo, vivo, verdadeiro e amável” (LEMAN, Leonardo. Francisco Mestre de Oração. 1997, p. 1).

Que o Espírito Santo conceda-nos o dom do discernimento para vivermos o carisma com fidelidade criativa, a exemplo do Seráfico Pai Francisco, sem perdermos de vista o sentido da minoridade (RNB VI, 3) e sempre dispostos a “começar de novo” (2Cel 6, 103).

Boas festas! Que o Senhor nos abençoe e guarde.

Fraterno abraço.

 

Brasília, 03 de outubro de 2020
Trânsito de São Francisco de Assis

 

Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidente da CFFB

 


 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Paz e bem irmã Cleusa e toda equipe da CFFB. Obrigada pela mensagem. Não tem como não se emocionar quando vivenciamos o Transito do pai tão querido, São Francisco de Assis. Que sejamos mais santos para sentir em nós tão grande amor como ele, para com o Senhor Jesus nosso esposo, amigo, salvador…
    Santa festa para todos da equipe.
    Ir. Nélia Maria de Oliveira. FMCIM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui