Mensagem para a Celebração dos Santos e Santas Franciscanas

2871

Irmãs e Irmãos, Paz e Bem.

Dia 29 de novembro recordamos todos os santos e santas franciscanas: homens e mulheres dentre os quais, alguns são mártires e doutores da Igreja. A festa é comemorada neste dia porque foi em 29 de novembro de 1223 que o Papa Honório III confirmou solenemente a Regra de São Francisco de Assis, até então, desde 1209, ela tinha aprovação verbal do Papa Inocêncio III.

A exemplo de Francisco e Clara de Assis, com os olhos voltados para o Cristo pobre e despojado no presépio, na cruz e na Eucaristia, todos os santos e santas franciscanos beberam nas fontes do Evangelho e buscaram, incansavelmente, fazer uma autêntica experiência de Seguimento de Jesus Cristo.

Desde o início do franciscanismo, estes homens e mulheres que se encantaram pela vida e exemplo de São Francisco e Santa Clara, vivendo seja nos conventos ou no mundo secular, fizeram uma experiência em fraternidade e foram sensíveis à realidade dos pobres. O testemunho que deixaram é uma convocação para todos nós que professamos a Regra e, portanto, carregamos a identidade de “franciscanos e franciscanas”.

Que a exemplo do Seráfico Pai Francisco, de Santa Clara e de todos os santos e santas franciscanos, sejamos testemunhas do Evangelho, por isso, comprometidos com os pobres e marginalizados de nosso tempo.
Abraço fraterno,

Ir. Cleusa Aparecida Neves, CFA
Presidenta da Conferência da Família Franciscana do Brasil

Download 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui