Muçulmanos e franciscanos repetem o gesto de Francisco e o Sultão

829

Com espírito fraterno, a Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB) e a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil promovem no dia 28 de setembro, na Mesquita da Misericórdia Sobem, em São Paulo, um encontro entre católicos franciscanos e muçulmanos. As duas comunidades celebrarão a amizade e o diálogo, repetindo o gesto de Francisco e o Sultão.

Neste ano, os franciscanos de todo o mundo celebram os 800 anos da histórica visita de São Francisco ao Sultão Al-Malik Al-Kamil, no Egito. Diante do cenário das Cruzadas, onde prevalecia a violência e a intolerância, os dois líderes se abriram para uma conversa franca e fraterna, descobrindo as virtudes e luzes do outro.

Para o secretário de Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Gustavo Medella, o evento será uma oportunidade de descobrir um novo caminho entre as duas religiões. “A fé cristã nos ensina que Deus nos criou como seres do encontro, do diálogo e da partilha. A acolhida e o carinho que temos recebido de nossos irmãos da fé islâmica, desde o início da proposta deste evento, testemunham que a abertura do coração para acolher o outro, o diferente, é caminho de salvação. As expectativas são as melhores. Desejamos, juntos com nossos irmãos muçulmanos, descobrir um jeito dialogal, fraterno e solidário de transformar para melhor o mundo em que vivemos”, afirma o frade.

O vice-presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), Ali Zoghbi, reforça a alegria, como muçulmano, de receber os católicos franciscanos e celebrar os 800 anos do encontro entre São Francisco e o Sultão. “É mais uma forma de mostrar o que tanto nos empenhamos em promover: o diálogo inter-religioso. Vivemos tempos difíceis, marcado por intolerância religiosa, e isto precisa ser combatido. No que tange à islamofobia, só venceremos este tipo de preconceito com oportunidades de mostrar o verdadeiro Islã – uma religião que promove a paz, a tolerância, a compaixão, a justiça social e, acima de tudo, a preservação da vida”, assinala.

Em carta divulgada na abertura do ano celebrativo, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Michael Perry, motivou: “O aniversário do encontro de Francisco com al-Malik al-Kamil nos convida a perguntarmo-nos de novo quais ações e palavras que agradariam a Deus no meio do pluralismo e da complexidade do mundo de hoje”. E convoca: “Encorajo os seguidores de Francisco que carecem de um contato pessoal com o Islã a retomarem a experiência de nosso fundador dando um simples e concreto passo: encontrar um muçulmano. Tentar aprender ou apreciar o que a experiência de Deus anima nele ou nela e permitir que o seu amigo muçulmano veja que o amor de Deus jorrou em seu coração através de Cristo”.

No evento — que já está com lotação esgotada — haverá apresentações culturais, visita à Mesquita e a assinatura de um documento em comum, manifestando o desejo da manutenção do diálogo muçulmano-cristão, através da realização de gestos concretos em prol da promoção da justiça social, da paz e da liberdade.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui