No Brasil, A Jornada Mundial dos Pobres propõe uma Semana Nacional do Gesto Concreto

748

Download Cartilha

Na programação da V Jornada Mundial dos Pobres (JMP) 2021 no Brasil a semana, de 7 a 14 de novembro, será dedicada à realização pelas comunidades eclesiais missionárias do Gesto Concreto. A Comissão Organizadora sugere, na cartilha, a intensificação, nesta semana, de ações concretas tem torno do combate à pobreza e de solidariedade com os pobres no Brasil.

Organizada em arquivo PDF, a cartilha, com 41 páginas, conta com um capítulo cujo título é “Ações Transformadoras” no qual são apresentadas um conjunto de ação em desenvolvimento pela Igreja no Brasil “Ação Solidária Emergencial”, “Pacto pela Vida e pelo Brasil” e “6ª Semana Social”, entre outros, como caminhos de ações concretas que podem ser feitas localmente.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção para a necessidade de ter a solidariedade como uma resposta de fé num tempo de grandes desafios.

“A fé nos impulsiona a juntos sonhamos e trabalharmos por um mundo onde a pobreza seja superada. Não podemos nos acostumar com a pobreza e nos tornarmos indiferentes aos pobres”, disse.

Um exemplo de como as ações podem ser intensificadas nesta Semana Nacional do Gesto Concreto vem da diocese de Goiás que organizou, nesta semana, uma série de ações para estar em sintonia com os temas propostos pela Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil.

Sentes Compaixão?

No Brasil, as organizações realizadoras adotaram o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt. 14, 7. E optou-se por fazer não apenas um evento de lançamento, mas oferecer a possibilidade um itinerário e um processo para não apenas chamar a atenção mas provocar a ações solidárias aos empobrecidos.

A JMP no Brasil é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB em parceria com Pastorais Sociais e organismos da Igreja no Brasil: Semana Social Brasileira, Cáritas Brasileira, Pastoral Carcerária, Pastoral dos Povos de Rua, Pastoral Operária, Pastoral da Mulher Marginalizada, Serviço Pastoral dos Migrantes, Conferência dos Religiosos do Brasil, Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Pascom Brasil, Conselho Pastoral dos Pescadores, Signis Brasil e o Setor de Mobilidade Humana da CNBB. As próximas atividades da jornada estão no calendário abaixo.

Calendário Jornada Mundial dos Pobres 2021 no Brasil

14 de setembro
Lançamento da V Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 10h
Onde: Redes Sociais CNBB e entidades parceiras

4 de novembro
Seminário Nacional de formação da Jornada Mundial dos Pobres
Horário: Às 19h30 às 21h30
Onde: formato online

7 a 14 de novembro
Semana nacional do gesto concreto da JMP 2021 – Em todo país

13 de novembro
Celebração Eucarística
Horário: Às 7h
Onde: Capela Nossa Senhora Aparecida na sede da CNBB, em Brasília-DF – transmitida ao vivo pela Tvs Católicas

14 de novembro
Dia Mundial dos Pobres: Manifesto pela Vida
Formato texto e vídeo, áudio

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui