Nota de Adesão das Irmãs Catequistas Franciscanas à Carta dos Bispos ao Povo de Deus sobre a atual situação do país

1348

Nós, Irmãs Catequistas Franciscanas, comprometidas com a defesa da vida, manifestamos nosso total apoio à Carta ao Povo de Deus, e nos unimos à voz profética dos Bispos que, interpelados pela gravidade do momento em que vivemos, não se calam, bem como a todos os profetas e profetisas de hoje, na denúncia desse (des)governo e do modelo econômico por ele defendido que, com suas opções e ações, só agravam a crise de saúde sem precedentes vivida no Brasil.

Como irmãs do povo, reafirmamos nosso compromisso com a defesa da justiça, da paz e da vida digna para todas as pessoas, especialmente para as mais vulneráveis, que tem seus direitos mais elementares muitas vezes negados, como terra, água, saúde, trabalho, educação, alimento…

Reafirmamos a posição dos Bispos na carta e lamentamos admitir que o país atravessa um dos momentos mais difíceis de sua história e que o “Governo Federal demonstra omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres e vulneráveis da sociedade, quais sejam: as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, as populações das periferias urbanas, dos cortiços e o povo que vive nas ruas, aos milhares, em todo o Brasil”.

Repudiamos a postura do presidente Jair Bolsonaro e a atuação de seu governo, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, que é agravada pela crise política e pelo descaso do governo em seu enfrentamento.

Manifestamos nossa sintonia e solidariedade às pessoas atingidas pelo vírus e às famílias que vivem o luto pelas quase 100 mil pessoas mortas pela COVID 19. Nossa comunhão e preces de gratidão pelos profissionais de saúde que, mesmo sob o peso do cansaço, não abrem mão de cuidar da vida.

Movidas pela fé, caminhamos juntas, como anunciadoras da esperança, somando forças com a CNBB, a CRB, a Família Franciscana, com as pessoas e instituições que assumem a defesa da vida, dos direitos humanos e da mãe terra.

Joinville, 6 de agosto de 2020
Festa da Transfiguração do Senhor
Irmã Ana Pereira de Macedo
Ministra geral

CNBB Bispos Dioceses

CFFB – Conferência da Família Franciscana do Brasil

CRB Nacional – Conferência Dos Religiosos do Brasil

Fonte: Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui