Nota de Repúdio dos Franciscanos e Franciscanas

1488

08 de janeiro de 2023

“É URGENTE AGIR CONTRA A BARBÁRIE”

Hoje assistimos, de maneira estarrecida, os atos terroristas, criminosos e premeditados de grupos bolsonaristas, em Brasília, contra as instituições dos três poderes, símbolos do Estado Democrático de Direito no país.

É inadmissível qualquer tipo de apoio a esses atos terroristas e de desobediência civil motivados pelo resultado das urnas, descredibilizando a maior expressão democrática: o voto popular.

O reiterado uso de bandeiras e camisetas com as cores históricas do Brasil, é um desrespeito a própria noção de pátria e de nação, já que é sob esse manto que praticam atos de vandalismo e de ridicularização a toda forma de representação e poder público.

Exigimos que todos os envolvidos neste ato em Brasília e outros, antes da posse, sejam identificados e presos, inclusive mentores e financiadores. Rememoramos, portanto, os atos nazistas em Santa Catarina, o assassinato de militantes e lideranças e o ataque a bens privados e públicos anteriores a tentativa de golpe de hoje; é nossa obrigação como nação e como cristãos que desejam a paz que só pode ser conquistada através da justiça.

Somos contra qualquer tipo de anistia a quem atenta contra democracia.

Como franciscanas e franciscanos, cremos que o diálogo e a concórdia são o caminho para uma sociedade onde todos terão seus direitos preservados. O terrorismo e o autoritarismo só levarão os excluídos a sofrerem mais ainda, por isso, queremos gritar: basta, sem anistia a quem atenta contra democracia!

Convocamos todos, todas e todes, em especial a família franciscana, a agir contra toda forma de barbárie participando dos atos em Defesa da Democracia como resistência popular contra o golpe, nesse dia 09/01 às 18h em todo o Brasil.

SINFRAJUPE
Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui