O mundo que clama por fraternidade, vê nascer uma nova Fraternidade Franciscana Secular

546

Na manhã do domingo, 10 de outubro, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Campo Largo – PR aconteceu a ereção canônica da Fraternidade Franciscana Secular Zilda Arns e a profissão dos seus primeiros membros. O ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM, delegou a frei João Mannes, OFM a incumbência de presidir a celebração eucarística e erigir a nova fraternidade.

Durante um bom tempo alguns admiradores do carisma franciscano, tiveram momentos intensos de formação. Para adentrar na espiritualidade franciscana e assumir o carisma de Francisco de Assis por toda a sua vida. Durante esta etapa de formação eles foram acompanhados por seu mestre que os orientou nesta caminhada vocacional para abraçar o Evangelho de Cristo como forma única de vida.

Foi um grupo maior que iniciou a formação na Ordem Franciscana Secular, mas no dia profissão foram doze pessoas que disseram seu sim a Deus. Os membros desta nova fraternidade são: Almir Antônio Schneider; Daiane Fatima de Souza; Daniel Antônio Andreassa; Eliane do Rocio Bertoja; João Batista Delfino, João Carlos C. Pereira; João Carlos Mocelin Ferreira; Maria Risseto Delfino; Mariane Baroni Vidal Andreassa; Marli de Fátima da Silva; Marli do Rocio Netzel; Osmar Moreira dos Santos.

Durante a homilia, Frei João Mannes, OFM, ressaltou a importância da vivência Evangélica. Relacionou o Evangelho deste domingo, em que Jesus é questionado de como se faz para entrar no reino dos céus, com os votos que os irmãos professarão e a nova forma de vida que estão assumindo. Ainda na homilia, Frei João acentuou o cuidado que se deve ter com os bens materiais, para não os idolatrarmos e deixarmos Deus de lado. Este é um cuidado que todo cristão deve ter.

Após a homilia os irmãos professaram seus votos assumindo de livre vontade a vida evangélica que se inspira no exemplo e nas palavras de São Francisco de Assis, conforme está na Regra da Ordem Franciscana Secular. Estes também, comprometeram-se em dar testemunho do Reino de Deus, na construção de um mundo fraterno e evangélico. Quem acolheu os votos dos novos membros da fraternidade foi o ministro Regional Valdir Pedroso de Oliveira.

Logo em seguida o presidente da celebração abençoou o tau e o crucifixo de São Damião, símbolos franciscanos. Antes de serem entregues aos neo-professos, Frei João exortou-os que os símbolos deveriam ser mais que símbolos, mas que o tau deve sempre remeter ao caminho de conversão evangélica. Este indica o caminho da Sabedoria no qual cada um é chamado a buscar. Já o Crucifixo de São Damião, lembra que seguir Jesus Cristo é um compromisso diário e exigente. Após esta exortação, o ministro entregou o tau aos neo-professos e em seguida Frei João entregou o crucifixo.

Ao final do rito, o presidente destacou a alegria da família Francisca em acolher de forma definitiva os novos membros à Ordem Secular. Este os saudou com a saudação franciscana de paz e bem. Já a comunidade reunida demostrou o seu carinho com uma calorosa salva de palmas.

Após a comunhão deu-se início a Ereção Canônica da Nova Fraternidade da Ordem Franciscana Secular intitulada Zilda Arns. Frei João Mannes, representando o Ministro Provincial, fez a leitura do documento de ereção. Em seguida o documento foi assinado por que é de direito e assim com os membros que professaram nesta celebração foi fundada a nova fraternidade.

Que esta nova fraternidade assuma de forma sincera o carisma franciscano levando em todos os lugares por onde passarem este espírito fraterno que o mundo tanto necessita.

Frei Bruno Almeida, OFM

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui