O Senhor me deu irmãos | Revigoramento Franciscano

373

A primeira semana de Revigoramento Franciscano foi marcada pela sabedoria, simplicidade, elegância e muita fraternidade por parte dos assessores Frei Fernando Lima, OFM e Irmã Iriete Lorenzzetti, CIFA.

Com as belas e intrigantes palavras “A vida não tem equilíbrio. Tem equilibristas“, frei Fernando, iniciou a homilia da Missa de abertura do Revigoramento Franciscano. Sua fala foi exemplificada com vários acontecimentos adversos à promoção e conservação da vida: tragédias na maioria das vezes irreversíveis.

Com maestria abordou o tema do ser humano, como um ser composto: bio, psíquico, social e espiritual, no qual nenhum aspecto pode ser negligenciado, mas integrado e harmonizado. A espiritualidade foi definida pelo frei Fernando como a capacidade de transcender aos acontecimentos e atribuir-lhes sentindo.

Com dinâmicas criativas e simples, Irmã Iriete Lorenzzetti, envolveu os participantes na arte de cultivar a espiritualidade franciscana e apresentou dicas para manter acesa a chama do primeiro amor: recordar com gratidão as pessoas que tornaram nossa vida mais significativa; exercício do autoperdão e do perdão ao próximo; imitar o exemplo de nosso pai São Francisco no seguimento do Cristo pobre (presépio), humilde (eucaristia) e crucificado.

 

Culminando a primeira semana, o grupo foi orientado a viver um dia no deserto. A Irmã Isabel Cristina, Congregação das Franciscanas de Ingolstadt, compartilha sua experiência: “Deserto é tempo da renovação. Tempo para refletir e parar. Tempo para revigorar. Tempo para ouvir, sorrir, cantar. Tempo de ver, rever e amar. Tempo para encontrar e rezar. Tempo para des-ligar. Tempo para descansar. (…) Deserto é lugar de encontro e partilha na mesa da simplicidade e esperança naquele que nos amou por primeiro e se entregou inteiramente na cruz por nós e seu amor nos entrelaça”.

A Irmã Isabel Donisete, Instituto das Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, resume com sabedoria a experiência dessa semana: “Foram várias situações e colocações que me ajudaram a olhar para dentro de mim e perceber que no dia a dia muitas vezes quero agir como super-mulher na ânsia de resolver tudo, ignorando as minhas limitações. Senti o quanto é importante fazer bem o que tem que ser feito com amor, conseguir equilibrar e se sustentar na corda bamba, me facilita viver e ser de bem com a vida. Outra coisa que ficou forte para mim foi a colocação sobre o perdão. O perdão é fundamental para me manter no equilíbrio, é um fator do bem-estar. Que o Senhor nos ajude a perdoar sempre e principalmente a nós mesmos”.

Que o perfume da fraternidade e alegria franciscana envolva a vida do Frei Fernando e Irmã Iriete em suas vidas e missão!

O grupo do Revigoramento Franciscano de 2024 lhes agradece de coração.

Irmã Rita Saturno, FIC
Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição

Irmã Maria da Cruz de Oliveira, IMC
Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis

Paz e Bem!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui