O Sim de Maria e a misericórdia de Deus

926

A Basílica da Anunciação acolhe uma riqueza de expressões artísticas de todo o mundo com as diversas representações da Virgem de Nazaré nas diferentes culturas. Cada representação uma história de fé. No sábado, 23 de junho, a Basílica ganhou mais um vitral. 

Este novo trabalho artístico veio do Brasil trazido pela Fazenda da Esperança, e representa o Sim de Maria. A obra realizada pelo vitralista Lorenz Heilmair em parceria com Frei Pedro Pinheiro representa, também, a misericórdia de Deus. Com a presença de Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, Dom Mário Rino Sivieri, frei Bruno Varriano, reitor do Santuário e vários sacerdotes, frei Hans, fundador da Fazenda da Esperança, abençoou o novo vitral. 

O dia começou com a celebração da missa na Basílica superior. O grupo também teve um momento especial participando do Angelus na Gruta do Anúncio do Anjo a Maria.

Para o Custódio da Terra Santa, o vitral recorda o mistério da Encarnação na perspectiva da Misericórdia, porque o mistério da encarnação nos lembra que Deus chegou perto de nós para nos salvar e pediu a colaboração livre, pessoal e voluntária da menina de Nazaré, que é a virgem Maria.

FR.FRANCESCO PATTON, OFM
Custódio da Terra Santa 
É um gesto muito belo de frei Hans da fazenda da Esperança, que quis doar este vitral para a basílica de Nazaré, com a ideia, com a intenção de colocar sob o manto de Maria, a rainha e mãe da misericórdia, todos os que mais necessitam. Também é importante lembrar que, quando obtemos misericórdia, aprendemos a ser misericordiosos. É assim que nos tornamos perfeitos como nosso Pai é perfeito em misericórdia 

FREI HANS STAFEL
Fundador da Fazenda da Esperança
Nós celebramos 35 anos da nossa existência e hoje, deixar aqui um vitral que fala de tantas graças que recebemos de N. Senhora, é como dizer muito obrigado e confiar a ela toda a juventude e a humanidade que está sem esperança. 

NELSON GIOVANELLI
Fundador da Fazenda da Esperança

Aquilo que aconteceu há 2000 anos não é uma história, é uma realidade que se atualiza todas as vezes que um jovem, um familiar, entra em contato com a fazenda, com o carisma, porque de novo se encarna o Verbo na vida deles.

Para Lorenz, o vitral, além de ter o seu apelo artístico através da sua apresentação, fala sobre o carisma da Fazenda.

LORENZ HEILMAIR 
Vitralista da Fazenda da Esperança 
Na parte superior temos a representação da Anunciação do Sim de Maria, na parte inferior está representada a realidade da Fazenda da Esperança. A figura central é a humanidade que é abandonada, desprezada, frágil com os seus problemas representada por um indigente, mas que, em um determinado momento, quando mostra a sua mão, se revela como sendo Jesus e tudo aquilo que fizerem para os mais fracos, vocês farão para mim… e é isso que acontece na Fazenda.

A Fazenda Esperança, comunidade terapêutica de recuperação de dependentes químicos hoje conta com 3 mil membros e já acolheu mais 30 mil jovens nas 130 unidades espalhadas pelo mundo. Este vitral tem também a participação de Collin, um dos recuperados na Fazenda. 

Quando a gente vê um vitral surgindo, a gente nasce junto com ele. O papa Bento XVI em uma visita a Fazenda, deixou para nós um pedido; para que fossemos os embaixadores da esperança e levássemos a esperança em todos os lugares do mundo e aqui foi uma experiência de dar uma resposta de amor a este pedido, trazer aqui este vitral que representa a Encarnação de Jesus também na fazenda.

Mas as emoções não terminaram durante o dia; foram até a noite, com a participação na fiaccolata conduzida por frei Bruno Varriano. 

FREI BRUNO VARRIANO
Reitor da Basílica da Anunciação.
O vitral que chegou da Fazenda da Esperança é essa humanidade visitada, essa humanidade que experimenta a misericórdia e, o dia todo nós tivemos contato com estas maravilhas e, por isso hoje, este dia para nós é, mais uma vez o projeto de Deus que se torna realidade. Porque para Ele nada é impossível. 

Fonte: https://www.cmc-terrasanta.org/pt/video/atualidade-e-eventos-1/o-sim-de-maria-e-a-misericordia-de-deus-15272.html

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui