Na tarde do sábado, 09 de junho, a JPIC da Fraternidade São Francisco de Assis da OFS de Óbidos, no oeste do Pará, realizou a I Roda de Conversa da Semana do Meio Ambiente. O evento ocorreu na sala da fraternidade e estiveram presentes alunos da Escola de Ensino Médio Maurício Hamoy, professores e leigos consagrados.
O Secretário local da JPIC, Everton Lopes, após a oração inicial realizou a abertura oficial acolhendo todos os presentes. Antes de iniciar a roda de conversa, o secretário da JPIC deixou bem claro para os presentes sobre a finalidade da roda de conversa. Pois a finalidade é convidar a sociedade, professores, estudantes, pesquisadores e o poder público municipal, para discutir sobre a tema que afeta a questão ambiental de Óbidos. O tema: Ecologia Social: o desmatamento e as queimadas na área urbana de Óbidos e subtema: A poluição, assoreamento dos igarapés e lagos e queimadas na área urbana de Óbidos.
A primeira palestra foi realizada pelo Mestre, professor Ronei Brelaz (Escola Maurício Hamoy) que abordou o contexto atual do meio ambiente a nível geral.
A segunda palestra foi realizada pela Cientista Social e Chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos, Kátia Elen S. Cruz, que compartilhou a realidade atual do Município de Óbidos. Em seguida, os participantes realizaram perguntas sobre diversos pontos críticos sobre a questão ambiental na cidade. Um dos pontos bem questionado foi o assoreamento do Igarapé Veia, que corta o bairro da Cidade Nova com o bairro Bela Vista, que aos poucos está perdendo a sua beleza natural devido o assoreamento, e o poder público municipal por meio da secretaria de meio ambiente não está agindo. O Igarapé Veia, faz lembrar a infância de algumas famílias, que antes iam no fim de semana tomar banho.
A secretária falou que eles têm dificuldade de entrar em algumas comunidades, para realizar o trabalho de educação ambiental. A professora Maria do Carmo Canto, de Sociologia da Escola Maurício Hamoy, questionou a secretaria sobre o Plano Diretor do Município, que consiste em ordenar o desenvolvimento municipal, garantindo qualidade de vida à população, preservando e conservando os recursos naturais locais. Em seguida os participantes tiveram uma pausa para o lanche que a Fraternidade São Francisco de Assis – OFS preparou.
Após o lanche, todos os participantes foram convidados a se dirigir para frente da Sede da Fraternidade, no qual foi convidada a Chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Óbidos, Kátia Elen S. Cruz, o professor Ronei de Lima Brelaz e a Ministra da Fraternidade, Marly Monte, para juntos plantar uma muda de pé de Cupuaçu simbolizando a preservação do Meio Ambiente.
A Roda de Conversa encerrou-se com a declamação de Poesias do Meio Ambiente pela professora Maria do Carmo Canto e pela Rosana Brelaz, leiga Franciscana.
Autor: Professor Everton Lopes