OFS por uma Educação pública e sem cortes

921

Irmãos e irmãs,

Paz e bem!

A Ordem Franciscana Secular do Brasil reforça e apoia a luta de todos/as profissionais da Educação pela garantia de seus direitos e contra os cortes que atingem diretamente as Universidades e Institutos federais públicos brasileiros. Precisamos recordar que a nossa organização essencialmente é formada por professores/as que, com iniciativas corajosas, dedicação e respeito, atuam na educação básica e no ensino superior, como profissionais comprometidos na construção de “processos educativos que sejam simultaneamente transformadores, inclusivos e de convivência” (Papa Francisco em discurso na Universidade Católica do Chile, 17/01/2018).

Recordamos as nossas juventudes, que têm sido diretamente atingidas pelo sucateamento da educação brasileira. Eles/elas, que já lutam diariamente para concluir a educação básica e tentar ingressar em uma Universidade, agora estão vendo seu futuro ceifado pela ausência das garantias mínimas, como por exemplo, a liberdade de escolher o campo profissional em que desejam atuar.

Reforçamos que, em um país onde a Educação deve ser prioritária, é necessário reafirmar que todos os campos do conhecimento são importantes e fundamentais para a construção de uma humanidade fraterna. Por isso, a filosofia, sociologia e todas as áreas das humanidades são parte integrantes desse processo educacional, como também as ciências naturais e as tecnologias.

Que as indagações do Papa Francisco possam nos interpelar e nos apontar qual caminho educacional acreditamos e devemos construir: “Velais pelos vossos alunos, ajudando-os a desenvolver um espírito crítico, um espírito livre, capaz de cuidar do mundo atual? Um espírito que seja capaz de procurar novas respostas para os múltiplos desafios que a sociedade nos coloca? Sois capazes de os estimular para não se desinteressarem da realidade que os rodeia? Como entra, nos currículos universitários ou nas diferentes áreas do trabalho educativo, a vida que nos rodeia com as suas perguntas, interpelações, controvérsias? Como geramos e acompanhamos o debate construtivo que nasce do diálogo em prol de um mundo mais humano? (Papa Francisco em discurso na Universidade Católica de Quito, Equador 07/07/2015).

A OFS acredita que a educação é o caminho para a prática do diálogo, das reflexões críticas e de uma formação integral, que garantem processos transformadores. Por isso, lutamos pela valorização da educação brasileira e pela dignidade aos profissionais que a constroem.

 

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui