Carta da Família Franciscana em apoio a Educação Brasileira

3459

 

Brasília, 15 de maio 2019.

O Senhor lhes dê a paz!

A Conferência da Família Franciscana do Brasil, CFFB, acompanha com apreensão e indignação as mudanças na política educacional em curso no Brasil. Desde que chegamos à Terra da Santa Cruz, em 1500, temos procurado contribuir com a elevação cultural de nossa Pátria, por meio da educação. São inúmeras as atividades educacionais e promocionais assumidas por membros e instituições da Família Franciscana e outras. Portanto, nossa indignação com as mudanças que afetam as políticas educacionais nasce do compromisso com o incentivo de uma educação que promova as pessoas, a consciência cidadã e a participação na construção de uma Pátria onde todos sejam verdadeiramente amados!

Repudiamos o que se tem feito para o desmantelamento das Universidades Públicas, pesquisas científicas, políticas públicas, desmoralização dos profissionais da educação e o caos que vai se espalhando pelas escolas públicas e privadas país a fora.
Repudiamos ainda tudo que tem sido feito para dificultar o acesso dos empobrecidos, negros, quilombolas, indígenas, mulheres, população LGBTs nas diversas áreas do sistema educacional, como se estes não tivessem o direito a uma educação de qualidade, proporcionada pelo Estado Brasileiro, como forma de superação dos diversos abismos sociais.

Repudiamos o incentivo ao armamento da população, inclusive nos ambientes educacionais, promovidos pelas Medidas Provisórias assinadas pelo Senhor Presidente da República.

Repudiamos a retórica e gestualidade armamentista de quem deveria ser os primeiros educadores da Nação. A paz não se constrói com armas. A melhor e a mais eficaz arma para um País é seu povo educado e livre para pensar e exprimir suas opiniões. A melhor arma para o Estado é uma educação de qualidade, que promova a superação das desigualdades sociais e irmana povos e culturas.

A todos aqueles que hoje saem de seus lares e de suas escolas e levantam a voz pelo bem comum do Brasil, a nossa solidariedade e comunhão franciscana. Vale lembrar, mais do que nunca, a atualidade e a necessidade de se concretizar o dito popular: “povo unido, não será vencido!”

Rogamos a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, que interceda por nossa Mãe-Pátria para que seu revolucionário cântico do Magnificat torne-se uma realidade entre nós.
E que São Francisco de Assis, o irmão de todos, nós proteja nesta grande travessia!

Frei Éderson Queiroz – OFMCap
Presidente da Conferência da Família Franciscana do Brasil – CFFB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui