Ordem dos Frades Menores: Desafios para as Missões e Evangelização

714

Os representantes das 14 Conferências da Ordem dos Frades Menores reuniram-se em Jerusalém para refletir sobre os desafios da evangelização hoje e as perspectivas para o futuro.

Eles são de várias partes do mundo, são os franciscanos que compõe o Conselho Internacional para as Missões e Evangelização da Ordem dos Frades Menores.

Entre os dias 22 e 27 de abril, estiveram reunidos em Jerusalém, os representantes das 14 conferências que formam o conselho da Ordem dos Frades Menores. Não só uma oportunidade para conhecer as diferentes realidades da Ordem, mas também, para refletir sobre os desafios da evangelização hoje e as perspectivas para o futuro.

Fr. LUIS GALLARDO
Secretário Geral para as Missões e a Evangelização
“Vimos juntos que, apesar de conhecermos um pouco da realidade, a maior parte dos freis está em paróquias e precisamos trabalhar mais no que se refere ao diálogo ecumênico e inter-religioso.”

Eles consideraram também, a necessidade de retornar para uma vida contemplativa na ação.

Fr. LUIS GALLARDO
Secretário Geral para as Missões e a Evangelização
“Antes de tudo, devemos pensar no espírito que temos dentro de cada um de nós. A vida das fraternidades como testemunha de evangelização nos lugares onde estamos e nossa vida como frades menores em direção às periferias do mundo onde vivemos e onde trabalhamos, são aspectos fundamentais.”

Um dia dedicado também ao conhecimento da missão franciscana na Terra Santa.

Fr. ABDEL – MASIH FAHIM, ofm
Diretor da Escola Terra Santa di Ramleh
“A acolhida de todos os responsáveis pela evangelização, que trabalham em todo o mundo, é especial por anunciar as mesmas notícias de 2000 anos atrás: Cristo ressuscitou, Cristo nos ajuda, nos escuta, nos assiste.”

Oitocentos anos de presença franciscana na Terra Santa e as lições que a evangelização podem nos dar hoje foi o tema apresentado por Frei Francesco Patton.

Foram muitos os temas abordados pelo Custódio da Terra Santa: a essência de uma comunidade internacional inserida na vida e na realidade dos cristãos no Oriente Médio, evangelizar através de uma presença orante nos vários santuários, lugares de experiência de fé, bem como o tema do martírio que têm acompanhado os oito séculos de vida de Custódia e que ainda é caracterizado hoje, com o testemunho de tantos cristãos em todo o Oriente Médio.

Fr. FRANCESCO PATTON, ofm
Custódio da Terra Santa
“É uma ocasião para que eles reflitam a partir de Jerusalém, pois, daqui a alguns meses, em junho, teremos o conselho plenário da ordem, no qual esta reflexão será fundamentada e amadurecerá ainda mais. Naturalmente a nossa, é uma ordem que sempre se concentrou muito na missão, na evangelização. Então, esta antiga experiência, que é chamada de pérola da missão na Terra Santa é uma experiência que pode dizer algo ainda hoje.”

Entre os muitos temas discutidos, também as diferentes formas modernas de evangelização. No início, a divulgação da Terra Santa foi feita apenas através dos comissários, depois graças a livros e revistas.

Na apresentação de Frei Alessandro Caspoli, Diretor de Comunicação da Custódia os 90 anos da revista Terra Santa.

“E não poderia ser diferente também na nossa história. Da chegada dos nossos primeiros frades, há oitocentos anos, até os nossos dias, temos seguido os sinais dos tempos”, sublinhou Frei Dobromir Jasztal, vigário da Custódia, falando também, do Christian Media Center, como uma proposta de evangelização moderna.

Fr. DOBROMIR JASZTAL, ofm
Vigário da Custódia da Terra Santa
“Também a Custódia da Terra Santa com sua missão sempre buscou atualizar-se, seguindo os passos do desenvolvimento técnico, utilizando-o para difundir a mensagem da terra santa, afim de alcançar todas as pessoas, crentes e não crentes, porque a mensagem dos lugares santos, desta terra, é dirigida a todos.”

No final da conferência, o Conselho participou da Via Crucis, meta de peregrinação para peregrinos de todo o mundo. Também este, é um sinal de internacionalidade e oração universal.

Fonte: https://www.cmc-terrasanta.org/pt/video/atualidade-e-eventos-1/14873.html

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui