Papa Francisco lembra visita a Caxias do Sul durante reunião com religiosos do RS no Vaticano

543

Dificuldade de locomoção não impediu que pontífice cumprisse a agenda com 23 representantes do Regional Sul 3 na manhã dessa quinta-feira (5)

Dom José Gislon entregou uma bandeja de empresa da Serra ao representante maior da Igreja CatólicaRicardo Hoperes / Divulgação

A sala Paulo VI, também conhecida como Salão das Audiências Pontifícias, no Vaticano, sediou um encontro entre o Papa Francisco e 23 representantes de dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul na manhã dessa quinta-feira (5), às 9h no horário de Roma — 4h no horário de Brasília. Mesmo com dificuldade de locomoção, causada por uma lesão no ligamento de um dos joelhos, o pontífice — que na mesma manhã teve aparição em cadeira de rodas — conversou com a comitiva de religiosos gaúchos durante cerca de duas horas. Ele chegou ao local caminhando e intercalou momentos em que esteve sentado e em pé. O ato integrou a programação da  chamada “Visita ad limina Apostolorum”, realizada nesta semana pelos religiosos gaúchos que integram o Regional 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O bispo diocesano de Caxias do Sul, dom José Gislon, presidente do Regional 3, está em Roma desde sábado (30) e abriu as celebrações da programação na segunda-feira (2). Nessa manhã, na audiência com o Papa, ele falou sobre a realidade da Igreja no RS e pediu bênçãos ao povo gaúcho. O pontífice relembrou de visitas ao Estado, mencionando um tio de Pelotas, uma ida a São Leopoldo e outra a Caxias do Sul. Ele não mencionou quando visitou estes locais, mas destacou com carinho o fato de ter encontrado, na cidade serrana, muitos moradores que conversavam no dialeto vêneto.

— Esse encontro vai ficar na memoria de cada um de nós, tendo presente a dificuldade do Papa em se locomover, mas sua alegria, seu sorriso, seu jeito fraterno de acolher e falar com muita espontaneidade e muita proximidade; de pastor e homem que conhece nossa realidade latino-americana, do Rio Grande do Sul, as alegrias, as dores e a esperança do povo de Deus — relatou Gislon.

Ao final da audiência, o presidente do Regional 3 entregou uma bandeja fabricada por uma empresa da Serra ao representante maior da Igreja Católica, que presenteou os representantes locais com lembrancinhas religiosas. A comitiva ainda tirou fotos coletivas e individuais com o anfitrião.

— Foi um momento marcado por muita fraternidade, por uma proximidade de irmãos que vivem juntos na dimensão do apostolado, do pastoreio, do povo de Deus que está a caminho da casa do Pai — relatou, ainda, o bispo de Caxias do Sul.

O Regional Sul 3 da CNBB compreende todo o RS, dividida em quatro Províncias Eclesiásticas, com quatro arquidioceses e 14 dioceses que integram 874 paróquias. A  audiência com o Papa Francisco teve como objetivo a apresentação de relatórios referentes a cada diocese ou arquidiocese representada. Este rito está previsto para ocorrer a cada cinco anos, conforme o Código de Direito Canônico, com exceção para recente adiamento, em função da pandemia. A última visita realizada pelo episcopado do Regional Sul 3, tinha ocorrido há 13 anos, de 27 de novembro a 10 de dezembro de 2009.

Fonte: Gaucha

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui