Papa recebe as Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Clara de Pagânica (L’Aquila), região atingida por terremoto em 2009

680

As Irmãs Clarissas de Pagânica, localidade atingida pelo terremoto de 2009 foram recebidas pelo Papa Francisco. No terremoto o Mosteiro Santa Clara ficou totalmente destruído e depois de dez anos de reconstrução as monjas voltaram para a antiga morada. O papa Francisco recordou o fato.

Leia aqui seu discurso às Irmãs Clarissas:

“Queridas irmãs,

Fico feliz em recebê-las e saúdo calorosamente cada um de vocês. Agradeço-vos o apoio que me dais com as vossas orações e, em particular, pelo presente da vela da Páscoa para a Capela da Casa Santa Marta, que decorastes. Por meio deste símbolo de Cristo luz do mundo, você está espiritualmente presente nas celebrações que acontecem naquela capela.

Sua comunidade de Paganica, uma fração de L’Aquila, viveu a tragédia do terremoto de 2009, em que seu mosteiro foi destruído, a abadessa Madre Gemma Antonucci morreu sob os escombros e outras irmãs ficaram feridas. Porém, desse drama, Deus te fez emergir fortalecido e, como o grão de trigo que deve morrer para dar fruto, assim foi também para a tua comunidade monástica. Você experimentou a grande dor, mas também o cuidado amoroso do Pai celeste e a solidariedade de muitas pessoas.

Naquela noite você perdeu tudo, exceto Deus e a fraternidade. Destes dois pontos fortes, você partiu novamente com coragem. No início você se instalou em uma estrutura temporária e, dez anos após o terremoto, você voltou para o mosteiro reconstruído e restaurado. Agora sua comunidade está florescendo, composta por doze freiras, todas jovens. Esta é a mensagem que transmitiste ao povo: perante as tragédias é necessário partir de Deus e da solidariedade fraterna. Muito obrigado por isso!

Queridas Irmãs, não vos cansais de ser presença orante e consoladora de apoio à população severamente provada pela terrível experiência e ainda carente de conforto e encorajamento. O exemplo da Beata Antônia vos ajude a ser sempre mulheres pobres e alegres por amor a Cristo pobre. Fiéis ao carisma recebido de Santa Clara e de São Francisco, respondam generosamente ao desejo que Deus colocou no seu coração, vivendo a sua vida de pessoa consagrada em total adesão ao Evangelho.

Obrigado por esta visita! Invoco no vosso caminho a luz e a força do Espírito Santo e vos acompanho com a Bênção Apostólica, que vos concedo de coração. E, por favor, continue orando por mim e por toda a Igreja. Obrigado!”

Fonte: Franciscan News

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui