Paróquia de Xaxim faz “Live da Família” em comemoração à Semana Nacional

796

A Paróquia São Luiz Gonzaga, em comemoração à Semana Nacional da Família e Mês Vocacional, promoveu na noite da quarta-feira (12/08) a “Live da Família”. Celebrada de 9 a 15 de agosto, a Semana Nacional da Família é uma mobilização de grupos e comunidades que ocorre desde 1992. Este ano o tema proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Com o propósito de fé, motivação e reflexão, a live foi transmitida pela página do Facebook da Paróquia. O pároco Frei Gilson Kammer e o guardião da Fraternidade de Xaxim, Frei Vanderlei da Silva Neves, estiveram presente junto com o cantor e palestrante Beto Grasel. Temas como a união das famílias, o pensar positivo no futuro e a família nos dias de hoje foram abordados durante a transmissão.

A abertura foi marcada pelo canto de Aleluia e a lembrança das pessoas que morreram por causa da pandemia da Covid-19, desejando conforto às famílias que perderam seus entes queridos. Por uma hora e meia, os fiéis puderam assistir a uma palestra com humor e cantos que refletiam as mensagens e imagens exibidas em um telão.

Com a saudação franciscana de Paz e Bem, Frei Vanderlei iniciou sua fala ressaltando a importância da Semana Nacional da Família. “Nesta semana somos convidados a cada vez mais rezarmos pelas nossas famílias e a cada vez mais depositar a nossa confiança em Deus. Quando olhamos para a Sagrada Escritura, vamos perceber que o próprio Jesus Cristo quis vir ao mundo através de uma família. Foi criado por uma família para mostrar a sacralidade dela”, disse.

Para Frei Vanderlei, as famílias têm a capacidade de perdoar, entender o outro, a fragilidade do outro e a capacidade de dialogar. Além disso, destaca que devemos ter espiritualidade em nossas vidas: “A espiritualidade é fundamental; ela nos ajuda a compreender todos os dramas, a enfrentar, de um modo muito mais sereno, as dificuldades da vida. E, com certeza, mesmo no momento mais difícil, somos convidados a ter esperança nos nossos corações e a mantê-los sempre alegres”, disse o frade.

Frei Gilson Kammer relembrou o Evangelho de três domingos atrás em que uma parábola fala da pessoa que encontra um tesouro e é capaz de vender tudo o que possui para poder comprar um campo onde ele está escondido. “Esse grande tesouro da parábola é a nossa família. E que nós, na nossa vida, sejamos capazes de deixar muita coisa para trás, que a gente possa vender muitas coisas para poder conquistar esse tesouro que é a nossa família”, disse o pároco.

As dificuldades vividas em família, as fragilidades e capacidade de superar foram destacadas pelos freis. Segundo eles, elas podem melhorar partindo do perdão, da verdade, do diálogo e da gentileza. Frei Gilson enfatizou ainda que não somente os familiares de sangue são nossa família, mas tantos amigos que se tornam família, tantas pessoas das nossas comunidades eclesiais que também se tornam nossa família.

Como forma de relembrar o tesouro que são as famílias, o canto de Padre Antônio Maria – “É bom ter uma família” – foi cantado por Frei Gilson e Beto Grasel. Os freis abençoaram as famílias pedindo a proteção pela Semana Nacional da Família e a transmissão terminou com a tradicional música de Padre Zezinho: “Oração pela Família”.

Pascom da Paróquia de Xaxim

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui