Paróquia do Sagrado promove Semana Ecológica Franciscana

508

Todo primeiro sábado do mês de maio, desde o ano 2000, realiza-se a Caminhada Ecológica Franciscana. O trajeto realiza-se pela Estrada do Facão e passa pelos municípios de Petrópolis a Paty do Alferes (RJ). Desde que esta iniciativa começou, em comemoração aos 500 anos de presença franciscana no Brasil, inúmeros frades, irmãs, jovens e leigos percorreram o antigo caminho do Imperador.

Neste ano, por razões já conhecidas, a XXII edição da Caminha Ecológica será de modo virtual. Acontecerá pelos caminhos da tecnologia e da interação, mas não apenas durante um dia, e sim uma semana inteira. Tendo como tema: “As características de uma espiritualidade ecológica” e lema: “Eu farei nova todas as coisas” (Ap 21, 5b), refletir-se-á com a ajuda de vídeos, preparados pela Pastoral da Catequese da Paróquia do Sagrado, sobre o cuidado de nossa Casa Comum.

Entre os dias 26 de abril a 1º de maio, participe conosco de nossa “Semana Ecológica Franciscana”. Acompanhe, todos os dias, às 8 horas, através da página do Facebook da Paróquia do Sagrado. E para coroar esse momento reflexivo, no dia 1º de maio, realizar-se-á uma live, às 18 horas, com convidados especiais.

“O nosso desejo é de fazer uma parada neste itinerário reflexivo para ouvir as aspirações das crianças, adolescentes e jovens de nossa comunidade paroquial”, ressalta o pároco Frei Jorge Paulo Schiavini. Segundo a Encíclica do Papa Francisco, Laudato Si’, número 226, “Jesus ensinou-nos a olharmos os lírios do campo e as aves do céu”. Nosso fundador, São Francisco de Assis, também muito nos ensina sobre o louvor de todas as criaturas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 de abril – 8h:
Apresentação

Dia 27 de abril – 8h:
– Tema: Trabalhando a consciência ecológica na iniciação cristã

Dia 28 de abril – 8h:
– Tema: Coleta Seletiva

Dia 29 de abril – 8h:
– Tema: Louvor a Deus pelas Criaturas

Dia 30 de abril 8h :
– Tema: Reflexões sobre a Casa Comum.

Dia 1º de maio: Live – 18h
Tema: “As características de uma espiritualidade ecológica”
Lema: “Eu farei nova todas as coisas” (Ap 21, 5b)

Frei Augusto Luiz Gabriel

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui