“Rumo a uma economia fraterna”

703

A manhã da última quinta-feira, 8 de julho, foi dedicada à apresentação dos relatórios sobre a situação financeira e estatísticas atuariais da Ordem. Como Ecônomo Geral, Frei John Poudziunas reconheceu com gratidão que, nos últimos seis anos, as dívidas externas da Ordem se extinguiram e que a Administração Geral da Ordem fez melhorias estruturais e sistemáticas significativas no programa operacional graças também à ajuda de revisores e especialistas leigos.

O relatório financeiro do Ecônomo Geral, “Rumo a uma economia fraterna”, destaca que a administração da Ordem e de cada frade, em todos os níveis, deve aprender a integrar a missão com as realidades econômicas e as responsabilidades. Em última análise, nossa economia existe para tornar nossa vida e missão mais fraternas.

Frei João destacou que, para a Ordem, o caminho a seguir é desenvolver e implementar um programa econômico integrado na vida dos frades, a fim de orientar harmoniosamente todas as atividades para a missão com valores eficientes e eficazes. Isso nos permite servir como verdadeiros administradores cristãos e franciscanos, capazes de ser financeiramente eficazes e responsáveis ​​perante nossos irmãos e o mundo ao nosso redor. O Tesoureiro Geral propôs várias sugestões para mudar os estatutos, as estruturas e para melhorar a integração financeira, aumentar a responsabilidade e implementar planos e programas responsáveis ​​pela gestão da economia de maneira justa e equitativa.

Do ponto de vista estatístico, verifica-se que, de um modo geral, a Ordem está envelhecendo e diminuindo de número e este fato é mais evidente em algumas regiões geográficas do que em outras. Frei John sugeriu que as estatísticas sejam utilizadas harmoniosamente como uma ferramenta para discussões contínuas em nível de nossas entidades sobre como podemos continuar salvaguardando nossas presenças e como queremos dar testemunho de nosso carisma.

À tarde foram realizadas reuniões pelos grupos linguísticos para tratar dos temas levantados nas sessões da manhã, bem como sobre os temas decorrentes das discussões dos vários grupos linguísticos. As questões levantadas nas discussões em grupo incluíram verificar nosso modo de vida como irmãos menores e construir pontes em um mundo em crise, como precisamos ser mais eficazes na formação e na missão, como podemos viver e agir com maior justiça e caridade, como podemos abraçar a interculturalidade e como podemos crescer na fraternidade e na santidade.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui