Santos negros carmelitas e franciscanos

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Palavras-chave:

Santos Negros, Minas Gerais, Pernambuco, Carmelitas e Franciscanos, Irmandades do Rosário dos Pretos, Santa Efigenia, Santo Elesbão, São Benedito, Santo Antonio do Noto

Resumo

Este artigo apresenta imagens em madeira dos santos negros franciscanos e carmelitas, presentes em Pernambuco e Minas Gerais, polos do Nordeste e Sudeste brasileiros. O recorte temporal dos objetos de estudo abrange os séculos XVI ao XIX, período em que se verificou cristianização dos gentios, negros e pardos. A atuação das irmandades do Rosário dos Pretos resultou na edificação de uma série de templos e principalmente na produção de esculturas policromadas com técnica e iconografia diversificadas. A pesquisa recorreu a revisão téorico-prática no exame de acervos dos citados Estados e contemplou análises de aspectos sócioculturais, histórico religiosas, técnico-materiais e de fotodocumentação. Como resultados, verificou-se o predomínio das esculturas de Elesbão e Ifigênia pelos carmelitas, Antônio de Noto e Benedito pelos franciscanos, e a análise da variedade técnica, formal estilística e iconográfica acerca destas esculturas católicas. Torna-se necessário destacar que, apesar da dissociação de registro desses acervos, as imagens estudadas se afirmam como importante testemunho documental do processo de evangelização negra e de verificação de suas características. O estudo permitiu perceber as especificidades entre as devoções, características relativas aos acervos de cada Estado, bem como a relevância de Benedito como o santo negro mais venerado no país.

Biografia do Autor

Fábio Zarattini, UFMG

Mestre e Doutorando do Programa de Pós-graduação em Artes, Linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural da Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil, Bolsa CAPES, e-mail: fzarattinirestauro@gmail.com ORCID https://orcid.org/0000-0003-1455-0452

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Autor, 2020.

Fonte: REVER

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