“São Francisco e a Fraternidade universal” foi o tema que iluminou e guiou os dias de festa em honra a São Francisco no Convento de Olinda/Pe

757

“São Francisco e a Fraternidade universal” foi o tema que iluminou e guiou os dias de festa em honra a São Francisco no Convento de Olinda/Pe. Este é o primeiro convento dos frades menores no Brasil. Segundo informações que encontramos no site do IPANH: “A construção inicial desse conjunto religioso deu-se com a chegada da ordem franciscana no Brasil, datada de 1585, com projeto de autoria do frei Francisco dos Santos, chegando a se constituir o exemplar franciscano mais antigo do país.”

Os dias de festa em Olinda foram vivenciados a partir de uma boa programação. o tríduo teve início no dia 30/09 às 19h com a celebração eucarística presidida por Frei César Serafim, OFM, guardião da fraternidade do Convento de São Francisco, e contou com a presença das pessoas que frequentam a Paróquia Sagrado Coração de Jesus no bairro de Salgadinho em Olinda/PE, e as pessoas que frequentam a Capela São José dos pescadores na orla de Olinda.

O segundo dia do tríduo, 01/10, foi vivenciado com a celebração da eucaristia às 19h presidida por Frei Wilson Alves OFM, que compõe a fraternidade de Olinda, e contou com a presença das pessoas que formam as comunidade da Capela Imaculada Conceição em Mirueira na cidade de Paulista, e as pessoas da comunidade da Capela Sant’Ana em Rio doce, em Olinda/Pe.

O terceiro do tríduo foi reservado para a realização da benção dos animais às 9h que foi conduzida por Frei Artur Medeiros, OFM. Este momento foi celebrado no Cruzeiro que fica em frente ao Convento, e nesta celebração se rende louvores a Deus por toda a criação, e de modo especial pede suas bênçãos sobre os animais de estimação dos fiéis.

Neste ano de 2021 os frades do Convento São Francisco optaram por celebrar a Festa de São Francisco no domingo, dia 3 de outubro. Este dia foi iniciado com a primeira pedalada franciscana, saindo da Matriz do Sagrado Coração de Jesus em Salgadinho, contando com a presença de vários ciclistas que se organizaram e trouxeram a imagem de São Francisco para seu convento, onde foi celebrada a missa festiva em honra a nosso Pai Seráfico. Esta missa foi presidida por Frei Aloísio Fragoso, OFM, que compõe a fraternidade de Olinda, e contou com a presença de vários devotos e devotas de São Francisco, e de modo especial com a presença dos irmãos e irmãs da Venerável Ordem Terceira de Olinda (OFS).

O intuito da festa deste ano foi realizar uma reflexão a partir da temática proposta à luz das duas cartas encíclicas do Papa Francisco: Laudato si’ e Fratelli tutti. Que o exemplo de vida de São Francisco de Assis e o magistério do Papa Francisco nos ajude a compreender toda a criação como esta grande fraternidade universal, onde todos somos irmãos e irmãs uns dos outros, filhos e filhas de um mesmo e único Pai.

Fonte: Convento de Olinda/Pe.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui