Este mês marca uma década de transformações e conquistas da Casa Perfeita Alegria, Peri, iniciativa do Sefras – Ação Social Franciscana voltada a crianças e adolescentes de um dos bairros mais vulneráveis de São Paulo, o Jardim Pery Alto. Na manhã do último sábado, 27, o projeto celebrou este marco com uma grande festa na Fábrica de Cultura da Brasilândia, reunindo famílias, parceiros e a comunidade em uma celebração repleta de alegria e esperança.
Desde o início, o Perfeita Alegria, Peri se destacou pelo seu compromisso em acolher, cuidar e defender. O presidente do Sefras, Frei José Francisco de Cássia dos Santos compartilhou com emoção: “Nossa presença no Peri teve início em nossa fraternidade, quando discutimos sobre nosso trabalho até então e passamos a buscar regiões mais desafiadores para atuar, sempre com a opção de estar junto com os mais empobrecidos”. Com mais de 1200 crianças impactadas ao longo dos anos, a Casa se estabeleceu como uma referência em apoio e desenvolvimento infantil em uma das regiões mais vulneráveis de São Paulo. A festa de comemoração contou com apresentações artísticas de crianças e adolescentes que participam das oficinas culturais oferecidas pelo serviço. Essas oficinas, que abrangem desde percussão, escaleta, violino, teatro, balé, grafite, circo, canto coral, fotografia, dança popular até iniciação artística, são o carro-chefe do Perfeita Alegria, Peri. As apresentações foram emocionantes, refletindo o talento e a dedicação dos jovens artistas.
Além das atividades culturais, o projeto promove rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas que abordam temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura e esporte. Essas ações são essenciais para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, trazendo pais, familiares e responsáveis para perto dos espaços de discussão e deliberação do serviço. Esse engajamento é fundamental para a construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
A festa também foi uma oportunidade para reconhecer e agradecer a todos os parceiros que tornaram esses 10 anos possíveis. A coordenadora Ângela destacou a importância dessa rede de solidariedade: “Cada pessoa foi importante nessa história e estamos muito agradecidos para tudo o que conseguimos até aqui. Que venham mais 10, 20, ou 30 anos para o Perizão”.
Sefras Crianças – Peri
O Perfeita Alegria – Peri também é conhecido por suas ações comunitárias, como o Grito de Carnaval contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Ato de Combate ao Trabalho Infantil, a comemoração do aniversário do ECA, e a mobilização no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio. Essas iniciativas não apenas sensibilizam a comunidade, mas também promovem a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Desde 2019, o projeto também tem se dedicado ao empoderamento feminino através do grupo Respeita as Minas, que visa articular meninas para acesso aos direitos e combater a violência de gênero.
Realidade do Distrito de Cachoeirinha
O Perfeita Alegria, Peri fica no Distrito da Cachoeirinha, na Subprefeitura da Casa Verde e Cachoeirinha, e atende 120 crianças e adolescentes. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Social da Fundação Seade, 9,9% dos habitantes do distrito estão em situação de vulnerabilidade muito alta. Em 2010, a renda per capita média da Cachoeirinha era de R$ 874,21, com 38% da população ganhando até dois salários mínimos, conforme levantamento da Fundação Seade.
No que diz respeito à escolaridade, 48% da população da Cachoeirinha concluíram o Ensino Fundamental, 43% o Ensino Médio, e apenas 9% possuíam o Ensino Superior. Os chefes de domicílio tinham, em média, 4,4 anos de estudo, sendo 82,4% alfabetizados e 19% com o Ensino Fundamental completo.
Atividades e Educação Complementar
Frente a essa realidade, o Sefras fornece, no contraturno escolar, atividades de formação política para as crianças e adolescentes atendidos, como oficinas, rodas de conversa, passeios culturais e atividades participativas com temas ligados à política, sociedade, cidadania, cultura e esporte. Ainda, busca fortalecer vínculos familiares e comunitários, trazendo pais, familiares e responsáveis para os espaços de discussão e deliberação, ajudando na construção e constituição do Fórum Regional de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.
Empoderamento Feminino e Desafios
De acordo com o IBGE (2019), 52,11% da população da região é composta por mulheres. Observou-se no atendimento às meninas do serviço narrativas de experiências de assédio, violência de gênero e convivência com práticas machistas e misóginas. O Mapa da Desigualdade da Rede Nossa São Paulo apontou que, no Distrito de Cachoeirinha, o coeficiente de mulheres que sofreram violência em 2018 foi de 208,5 para cada 1000. O mesmo mapa indica que o coeficiente de adolescentes grávidas no distrito é de 12,4%, acima da média da cidade de São Paulo, que é de 9,8%.
O Projeto “Respeita as Minas”
O grupo “Respeita as Minas” surgiu como resposta a esse cenário, com o objetivo de escutar demandas, construir propostas de orientação e fortalecimento das meninas, e articular de forma comunitária para que essas pautas sejam reconhecidas e enfrentadas.
Ao longo dos anos, o Perfeita Alegria – Peri tem se mostrado uma verdadeira força transformadora, impactando vidas e criando oportunidades em um ambiente de acolhimento e proteção. Com a comemoração dos 10 anos, o Sefras reafirma seu compromisso em continuar essa jornada de inclusão e desenvolvimento, sempre buscando acolher, cuidar e defender aqueles que mais precisam.
Fonte: franciscanos.org.br