Semana Laudato Si’ 2021 celebra a conclusão do Ano dedicado à Encíclica

520

Este evento contará com a presença de Cardeais, líderes católicos, oradores e autores de prestígio mundial de 16 a 25 de maio.
A Semana Laudato Si’ 2021 contará com um elenco diversificado de líderes católicos de todo o mundo, bem como palestrantes e autores de renome mundial, enquanto 1,3 bilhão de católicos do mundo se reúnem para celebrar o encerramento do Ano Especial Laudato Si’ no final deste mês.

Por meio de diálogos ao vivo e conversas cheias do Espírito, a celebração de 10 dias destacará o grande progresso que os católicos fizeram ao levar a Laudato Si’ à vida e inspirará os fiéis em todo o mundo a planejar novas ações com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP15), a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26) e a próxima década.

O Papa Francisco convida todos os católicos a participarem desta alegre celebração, que coincide com o sexto aniversário (24 de maio) da data em que Sua Santidade terminou de escrever a encíclica.

O tema da semana é “porque sabemos que as coisas podem mudar” (Laudato Si’ 13), e os diálogos e eventos da semana semearão essa esperança em todo o mundo.

Para Frei Joshtrom Kureethadam, Coordenador de Ecologia e Criação do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, a “Semana Laudato Si’ inaugurou o Ano Especial Laudato Si’ e agora o encerrará. Celebremos o belo presente da Laudato Si’ durante esta semana e nos coloquemos em ação.”

A semana começará com um Diálogo Laudato Si’ crucial sobre como todos os católicos podem criar mudanças com vistas à COP15 e COP26. Um dos maiores especialistas do Vaticano em Laudato Si’, padre Augusto Zampini, participará da conversa, junto com vozes da Amazônia e da África do Sul, que será moderada por Christine Allen, diretora da Agência Católica para o Desenvolvimento no Exterior (CAFOD) .

No meio da semana, o cardeal Jean-Claude Hollerich, presidente da Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE), participará de um diálogo sobre a economia e como as instituições católicas em todo o mundo podem construir um futuro mais resiliente, comprometendo-se a mudar.

Também participarão dessa conversa fundamental Bill McKibben, autor de best-sellers do “New York Times” e cofundador do grupo de defesa ambiental “350.org”, e Jeni Miller, diretora executiva da Aliança Mundial pelo Clima e a Saúde.

O Papa Francisco apela a todos os católicos para que realizem uma conversão ecológica, e o Diálogo Laudato Si’ de quinta-feira apresentará testemunhos de líderes religiosos de países ao redor do mundo, incluindo aqueles que foram devastados pela pandemia Covid-19, como Índia, EUA e Filipinas.

Como indicou Josianne Gauthier, Secretária Geral da CIDSE, “Na CIDSE, enquanto celebramos a Laudato Si’ e o compromisso contínuo de milhares de pessoas e comunidades em todo o mundo para proteger nossa casa comum, também lembramos que devemos continuar lutando por um planeta mais justo e igualitário, onde nossos desafios globais comuns são enfrentados com um espírito de solidariedade. Nesse contexto, os países mais ricos e poderosos que mais consomem e se beneficiam devem assumir suas responsabilidades em resposta à crise climática”.

“Semeando Esperança para o Planeta” será moderado pela Irmã Sheila Kinsey, pertencente às Irmãs Franciscanas Filhas do Sagrado Coração de Jesus e Maria, e Alberto Parise, dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus.

Em 24 de maio, o cardeal Peter K.A. Turkson, Prefeito do Dicastério do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, participará de um debate sobre os progressos que a Igreja global tem realizado para proporcionar acesso à água potável para nossos irmãos e irmãs mais vulneráveis ​​ao redor do mundo.

A semana também mostrará o impacto transformador do Laudato Si’ na educação global, um festival “Canções para a Criação”, um dia de ação global e o lançamento da Plataforma de Ação Laudato Si’. O programa completo e detalhado da Semana Laudato Si’ 2021 pode ser encontrado em LaudatoSiWeek.org/pt.

Todos os eventos mundiais terão tradução simultânea para inglês, espanhol, italiano, português, polonês e francês.

Em nível local, os católicos são encorajados a liderar oportunidades semelhantes, incluindo eventos de sustentabilidade e encontros de oração, e a ajudar a inspirar sua comunidade, registrando seu evento em LaudatoSiWeek.org, onde podem baixar recursos gratuitos e dicas sobre como planejar um evento com sucesso.

“Num momento em que o grito da terra e o grito dos pobres se tornam cada vez mais intensos, a Semana Laudato Si’ é uma oportunidade perfeita para cuidar da nossa casa comum. O relógio continua correndo. Todos estão convidados e todos são necessários para participar da celebração e ação, por meio de atividades locais, eventos on-line e muito mais”, disse Tomás Insua, diretor executivo do Movimento Católico Global pelo Clima.

O Ano Especial do Aniversário do Laudato Si’ foi inaugurado pelo Vaticano em maio passado, no final da Semana Laudato Si’ 2020, que comemorou o quinto aniversário da encíclica.

A Semana Laudato Si’ 2021 é patrocinada pelo Dicastério do Vaticano para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e apoiada pelo Movimento Católico Mundial pelo Clima em colaboração com RENOVA +, Caritas Internationalis, CIDSE, a União Internacional dos Superiores Gerais, a União dos Superiores Gerais, a Companhia de Jesus, a direção Geral da Justiça, Paz e Integridade da Criação da Ordem dos Frades Menores, e em associação com dezenas de parceiros católicos.

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui