Simpósio Franciscano na ESTEF

1173

Nos dias 1º, 2 e 3 de outubro de 2018, aconteceu, nas dependências da ESTEF, POA, o Simpósio Franciscano de Teologia. O tema que permeou todo o Simpósio foi “De Francisco de Assis ao Papa Francisco – Caminhos da Espiritualidade”. Ao longo dos três dias de Simpósio, tivemos excelentes momentos de formação, intercalados com momentos de oração e celebração animados e conduzidos pelo Frei Zilmar Augusto, OFM, da Custódia Sagrado Coração de Jesus, São Paulo. No primeiro dia de Simpósio, contamos com a assessoria de Frei Gilmar Nunes, OFMconv, e Frei Nestor Inácio Schwerz, OFM, que trabalharam, respectivamente, os temas: fundamentos da Espiritualidade Franciscana e A Gaudete et Exsultate e os desafios da espiritualidade no mundo atual.

No segundo dia, pela manhã, Frei Wilson Dallagnol, OFMcap trabalhou “A Espiritualidade do Evangelizador à luz de Francisco de Assis e da Evangelii Gaudium”. Em seguida, Frei Arno Frelich, OFM, trabalhou o tema “A família como lugar de vida espiritual à luz de Francisco de Assis e da Amoris Laetitia”. Na parte da tarde, aconteceu um painel compartilhado entre três assessores, Frei Adelino Pilonetto, OFMcap, no qual apresentou sua obra “Marina: a formiguinha que se enamorou do sol”. Logo após, Irmã Vânia Simone Martins, CIFA, falou sobre “Madre Clara: a espiritualidade franciscana no mundo secular”. Fechando o painel, André Luis Lopes da Silva, OFS, trabalhou conosco o tema: “A Ordem Franciscana Secular e a espiritualidade no mundo leigo”.

E para encerrar o presente Simpósio com chave de ouro, no terceiro dia, Frei Luiz Carlos Susin, OFMCap nos brindou com a palestra “A espiritualidade Ecológica: de Francisco de Assis à Laudato Sí”. Além destes excelentes temas trabalhados, o Simpósio também foi espaço para a celebração dos 90 anos de fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida (CIFA), dos 90 anos da Província, Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã (IFPCC) e dos 50 anos da Conferência da Família Franciscana do Brasil, no Rio Grande do Sul (CFFB-RS).

O Simpósio se desenvolveu num profundo clima de fraternidade, familiaridade e espiritualidade franciscana. Convém destacar, além da presença de religiosos e religiosas da família franciscana e de outras congregações, a expressiva participação de leigos e leigas simpatizantes do carisma franciscano, que também interagiram e muito contribuíram para o enriquecimento e sucesso deste Simpósio. Às e aos participantes deste Simpósio Franciscano, fica o nosso mais sincero desejo de que o amor e a luz de Francisco e Clara de Assis e o testemunho apaixonante do Papa Francisco, façam o nosso coração arder e pulsar de alegria e de esperança pelo Cristo Pobre, Humilde e Crucificado, presente em todos os nossos irmãos e irmãs, os preferidos e preferidas do Senhor, bem como, pela Nossa Casa Comum. Assim seja! Paz e Bem!

Frei Antonio Izael Rodrigues Santos, OFM.
Frei Luiz Eduardo Dias Lima, OFM.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui