#TBT | Celebração dos 800 anos da Regra em Salvador

31

Nas alegrias dos 800 anos de Aprovação da Regra escrita por São Francisco, os frades da Primeira Ordem (Menores, Conventuais e Capuchinhos) da cidade de Salvador se reuniram na Igreja de São Francisco no Pelourinho para celebrar esse importante centenário. A celebração foi presidida pelo Frei José Luís Conceição, OFMCap e a homilia foi feita pelo Frei Luciano Bernardi, OFMConv. O aniversário da Regra é comumente celebrado em 29 de novembro, mas só no dia 5 de dezembro foi possível este encontro das três obediências.

A Regra dos Frades Menores foi aprovada em 1223 pelo Papa Honório III em Roma, no Palácio Apostólico de São João de Latrão. É um documento jurídico que organiza o modo de vida dos frades, segundo o Santo Evangelho. Assim começa a Regra: “Em nome do Senhor começa a vida dos Frades Menores. A regra e a vida dos Frades Menores é esta, isto é, observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, viver na obediência, sem nada de próprio e na castidade”.

Essa celebração foi uma oportunidade de celebrar a Fraternidade proposta por São Francisco. Também irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular estiveram presentes, bem como as Irmãs Franciscanas Alcantarinas. Após a celebração, houve um recreio festivo por ocasião deste jubileu.

Autor: Frei Flávio Lorrane

Fonte: OFMSantoAntonio.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui