Transforma meu pranto em dança: espiritualidade e sofrimento na obra de Henri Nouwen

1389

Transforma meu pranto em dança: Henri Nouwen e a nossa capacidade de transformar o sofrimento em espiritualidade

O curso propõe uma introdução à obra e ao pensamento de Henri Nouwen – considerado, por muitos, como um dos grandes autores contemporâneos na área da espiritualidade. Partindo da biografia do autor, o palestrante apresentará, em linhas gerais, a bibliografia de Nouwen e os principais elementos da sua espiritualidade, com destaques para as obras *O Curador Ferido* e *Transforma meu pranto em dança*. Diferente de uma exposição acadêmica, o palestrante propõe uma abordagem mais vivencial e espiritual do tema.

Toda terça-feira de setembro às 20h.

Palestrante: Pe. Marcos Ramalho

Biografia: Presbítero da Diocese de Limeira. Graduado em Filosofia e Teologia pela PUC-Campinas, com especialização em Counseling pelo Instituto IATES (em parceria com a Faculdade Vicentina – Curitiba/PR). Atua, especialmente, nas áreas de catequese, espiritualidade e aconselhamento pastoral. Desde 2009 colabora com a formação de leigos e leigas de sua diocese, atuando como professor na Escola Diocesana de Catequese e exercendo, nos últimos anos, a função de Assessor da Comissão Diocesana de Catequese. Desde 2007, colabora com a Editora Vozes, escrevendo para o livreto “Meditações para o dia a dia” e, também, para a “Folhinha do Sagrado Coração de Jesus”. Em 2018, junto com outros autores, colaborou com o livro “A vida em prece – Orações para mulheres”.

Para melhor desenvolvimento, o curso foi dividido em cinco partes:

1º Encontro: A vida de Henri Nouwen como chão de sua espiritualidade – serão apresentados alguns elementos da biografia de Henri Nouwen que influenciam seu pensamento e sua produção literária.

2º Encontro: Um passeio por suas obras – cronologicamente, serão apresentadas obras essenciais para compreender o pensamento do autor, associadas aos elementos biográficos estudados na aula anterior, introduzindo os participantes ao pensamento e obra de Nouwen.

3º Encontro: Fragilidade e lucidez – serão apresentados, em linhas gerais, alguns dos temas que Henri Nouwen trabalha em suas obras. De modo especial, sua proposta de uma espiritualidade que não recusa, mas que acolhe nossos dramas, necessidades e fragilidades, quer sejam de ordem pessoal ou social, ou de natureza física, emocional ou espiritual. Uma espiritualidade que, sem recusar a nossa natureza frágil e pecadora, nos propõe um caminho lúcido, amoroso e compassivo, devolvendo-nos a esperança e fortalecendo nossa confiança na Graça Divina.

4º Encontro: Acolha suas feridas – Este encontro ainda abordará alguns dos temas que Henri Nouwen trabalha em suas obras. De modo especial, seu convite para acolhermos humildemente e corajosamente nossas feridas, permitindo que a Graça Divina transforme nosso sofrimento em fonte de graça e de salvação para nossos irmãos e irmãs.

5º Encontro: Uma espiritualidade para o cotidiano: partilhas e ressonâncias – O quinto encontro abrirá espaço para que os participantes das aulas partilhem com mais tempo suas impressões e suas dúvidas a respeito do pensamento e obra do autor.

Cronograma:

01 de setembro 19h 1h de duração
08 de setembro 19h 1h de duração
15 de setembro 19h 1h de duração
22 de setembro 19h 1h de duração
29 de setembro 19h 1h de duração

Duração: 5h

Quantidade: 05 encontros

Inscrições até 22/09/2020 – CLIQUE AQUI

Investimento: R$ 40,00*

*Contempla todos os encontros
**Todos os inscritos receberão certificado de participação
***As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos participantes

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui