Um mês da Assembleia Capitular da Província São Maximiliano Maria Kolbe

319

Aconteceu entre os dias 8 e 10 de maio, no auditório do Centro Franciscano de Educação e Cultura (CEFEC), a Assembleia Capitular da Província São Maximiliano Maria Kolbe, cuja finalidade foi a avaliação do último quadriênio da realidade provincial, olhando luzes e sombras. Ela propõe a criação de uma síntese das ações da província, visualizando os problemas e dificuldades encontrados pelos frades nos últimos anos e trazendo propostas para serem discutidas no Capítulo Ordinário, que será realizado entre 16 e 20 de outubro.

A Assembleia Capitular, conforme a orientação do “Diretório do Capítulo” (documento que rege os Capítulos Ordinários), teve a finalidade de promover os de sinodalidade, respeitando as realidades e opiniões de cada frade. Essa Assembleia pode ser realizada em diversas modalidades mas, nesse caso, a nossa Província realizou com os frades em geral, sendo todos convocados, mas coube aos guardiães avaliarem os frades que poderiam representar os seus conventos, levando em consideração os custos de passagens, estadia e outros. Conforme a proposta do Estatuto Geral, a finalidade é refletir com os frades os diversos tópicos a serem discutidos no Capitulo Ordinário, promovendo debate dos problemas que interessam a toda a comunidade provincial.

Os temas gerais que foram discutidos ao longo da Assembleia foram sobre a Missão no Amazonas, O Instituto São Boaventura, a vida fraterna, a autonomia econômica, o período pré capitular (preparação para eleição dos delegados provinciais) e a Delegação do Nordeste.

Fonte: Francisco.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui