Vale de Rieti, 4ª Etapa da Experiência Assis 2024

218

Nossos olhos contemplaram e nossos pés pisaram nos dias 09 a 13 de maio, o Vale de Rieti – tão caro a nós Franciscanas e Franciscanos, por ser espaço onde Francisco percorreu e permaneceu em oração, acolheu o perdão de Deus em sua vida, ditou a Regra a Frei Leão, compôs o primeiro presépio e, segundo a tradição, realizou o milagre da vinha. Hoje esses espaços foram transformados em santuários: Santuário de Fonte Colombo, Santuário Eremo di Greccio, Santuário Poggio Bustone e Santuário della Foresta.

Anexos aos Santuários são conservados as grutas e os ambientes frequentados por Francisco e os irmãos dos primórdios das Ordens. Lugares com uma natureza exuberante, louvando ao Deus da Criação.

Respirando os ares da celebração do Jubileu dos 800 anos, ficamos hospedados no Oasis Gesù Bambino, ao lado do Santuário, em Greccio. Os dias foram permeados de profunda espiritualidade a medida que fazíamos o caminho de Francisco nas visitas aos eremitérios, Santuários e capelas; bem como nas celebrações próprias da Experiência, sobretudo na comemoração do Natal ao lado da gruta onde Francisco compôs o presépio vivo; nas reflexões do Frei Celso, com temática própria a cada dia: Confrontar-se com as próprias limitações, A humildade da Encarnação, A Regra em nossa Vida e a Vida de contemplação.

Fomos confrontados a fazer hoje a experiência do Poverello de Assis, na vivência do perdão, na busca constante de oração, de humildade e de responsabilidade em assumir o Evangelho como Regra em nossa vida.

Impossível esquecer o esvaziamento de um Deus, tão bem entendido por Francisco, que se torna um de nós, que assume nossa humanidade… Impossível esquecer o sussurro e o grito das pedras das grutas onde Francisco e os primeiros frades colocavam-se em oração. Ali escutamos o grito do silêncio ecoado nas pedras, o grito da busca de Deus, impresso por eles, tão escasso em nossa vida moderna.

A “Belém” de Francisco ficará gravada em nossos corações! Oxalá que nos tornemos a manjedoura principal do nascimento di Gesù Bambino.

Irmã Patrícia Barbosa Rodrigues
Congregação das Franciscanas de Dilligen

Irmã Maria Aparecida Santana de Souza
Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui