XXIV Capítulo Geral da Congregação – Avancemos com alegria!

982

“Elas estão chegando…” de diversas regiões e diferentes realidades, carregando em seus corações a alegria do encontro, do compromisso com a assembleia geral e a esperança de, com confiança e alegria, construir novos caminhos de reorganização da Congregação.

Elas estavam chegando no dia 05 de dezembro, a Laurentino – SC, lugar majestoso em sua beleza e aconchegante pela acolhida das Irmãs que aqui vivem. Abraços, encontros e reencontros, alegria, muita alegria se expressavam em todos os ambientes.

E no início da manhã do dia 06, nos reunimos na antiga quadra de esportes, para dar início ao XXIV Capítulo Geral da Congregação, com o tema: “Vida-missão: rever e reorganizar” e o lema: “Avance com confiança e alegria” (Santa Clara de Assis).

Irmã Maria Diva Schiochet, em nome da Província que nos acolhe, assim expressou: “Somos convidadas a nos dispor a continuar escrevendo essa história” iniciada há 104 anos.

Em seguida, deu-se início à celebração de abertura da assembleia. Em caminhada seguimos para o salão de reuniões. Irmã Izaura Souza Cordeiro, ministra geral, nos convidou a nos reunirmos por Províncias e expressarmos nossas esperanças e plantarmos sementes (feijão, milho, alpiste e girassol). Destacamos a abertura e disposição para reorganizar nossa vida-missão.

Irmã Izaura fez a entrega dos serviços passando simbolicamente o manto para a assembleia. A equipe de Coordenação da Congregação apresentou o relatório do sexênio em partes: destacando a gratidão pela presença amorosa de Deus na missão assumida, tendo como símbolo o mensageiro dos ventos. De forma celebrativa, fomos sempre convocadas a invocar o Deus da esperança. “Tudo vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”. Um momento forte e significativo da partilha foi a memória com as fotos das 50 Irmãs que faleceram no decorrer deste sexênio.

A equipe de Coordenação expressou com alegria: “Terminamos o sexênio muito esperançosas pelo florescer vocacional, pela partilha com leigos e leigas e o processo de reorganização da Congregação”.

Durante esta assembleia teremos como assessoras as Irmãs: Terezinha Del’Acqua, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada e Virma Barion, da Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade de Vedruna.

Concluímos o dia com uma grande ação de graças cantando “Entoai ação de graças…”

Disponível em CICAF

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui