800 anos da Regra Bulada: Frei Cesare Vaiani OFM relata a relevância da intuição de São Francisco

187

Dia 29 de novembro de 2023 a Família Franciscana celebra os 800 anos da Regra Bulada por ocasião do VIII centenário da Ordem dos Frades Menores, o site ofm.org entrevistou o Irmão Cesare Vaiani, OFM, Definidor Geral e membro da Comissão Franciscana da Família para o VIII Centenário Franciscano.

Haverá uma celebração para toda a Família Franciscana pelos 800 anos da Regra, 29 de novembro, organizada na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Uma celebração em que estarão presentes os Ministros Gerais da Família Franciscana e que se destina a comemorar a aprovação da Regra que teve lugar em São João de Latrão, onde o Papa residia na altura. A celebração também será transmitida ao vivo pelo site da www.centenarifrancescani.org.

Por ocasião do VIII centenário da Ordem dos Frades Menores, entrevistamos o Irmão Cesare Vaiani, OFM, Definidor Geral e membro da Comissão Franciscana da Família para o VIII Centenário Franciscano.

Irmão César, a Regra foi aprovada em 29 de novembro de 1223. Depois de 800 anos, o que você diz hoje aos franciscanos de todo o mundo?

O sentido deste Centenário, especialmente para nós frades que ainda estamos empenhados em viver a Regra, é redescobrir o que é dito em extrema síntese no início: A Regra e a vida dos Frades Menores é esta: observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vivendo em obediência, sem nada nosso e na castidade.

Na sua conclusão, esta centralidade do Evangelho é retomada, afirmando que queremos ser sempre humildes e submissos aos pés da Santa Igreja para observar o Santo Evangelho como prometemos. A intuição de que a Regra é uma ponção em prática do Evangelho é, creio, o significado mais importante do Centenário para nós, franciscanos.

O caminho que levou Francisco à Regra não foi isento de tensões internas dentro da fraternidade. Pode nos falar sobre isso?

A Regra do Bullying foi precedida por uma história de muitos anos, a partir de 1209, quando Francisco e seus frades foram ao Papa para ter seu modo de vida aprovado: naquela ocasião, ele recebeu apenas uma aprovação oral, verbalmente.

Então, todos os anos, aquele breve texto que Francisco trouxera era submetido ao Capítulo de Pentecostes, a uma revisão pelos frades reunidos em que afirmações, frases, “novos artigos” eram acrescentados, diríamos hoje, o resultado da verificação que ocorria em cada Capítulo. E assim essas poucas palavras simples se tornaram os 24 capítulos que possuímos na chamada Regra Sem Carimbo de 1221.

Não sabemos por que esse texto não foi proposto para aprovação papal: provavelmente a própria Cúria Romana fez saber que era muito longo, não convencional para uma Regra; Provavelmente houve uma demanda por um texto mais curto e um pouco mais legal.

O próprio Francisco foi o responsável pela elaboração desse novo texto, até porque ninguém poderia pensar que alguém além dele poderia colocar a mão nele. Nesta redação, que teve lugar na Fonte Colombo [província de Rieti, Itália], segundo a tradição, foi ajudado pelo irmão Leão, seu secretário nos últimos anos e amigo, por um certo Frei Bonizzo de Bolonha, de quem não sabemos quase nada, e certamente também pelo cardeal Ugolino, porque ele próprio, depois de se tornar Papa [Gregório IX, ed.], o declarou na bula Quo elongati que escreveu alguns anos após a morte de São Francisco. Houve outras consultas, como relatam as fontes biográficas, que também falam da objeção dos frades a Francisco e à Regra que ele estava escrevendo.

Depois de todos esses acontecimentos, certamente acompanhados de certa tensão, em 1223 – provavelmente em Pentecostes 1223 – o texto de Francisco foi apresentado, revisado mais uma vez, aprovado pelo Capítulo e apresentado à Cúria Romana. O Papa a aprovou em 29 de novembro de 1223.

O Comitê da Família Franciscana trabalha há um ano sobre esses Centenários: você pode nos dar uma avaliação inicial dessa experiência de colaboração? E quais são os desenvolvimentos futuros?

O Comitê, do qual também sou membro, começou enviando um texto destinado a apoiar toda a Família Franciscana na celebração, intitulado: Um Centenário articulado e celebrado em vários centenários. Ele oferece diretrizes, conteúdos da celebração de cada um dos quatro anos que celebraremos de 2023 até 2026.

Se tem uma coisa que temos em comum como Família Franciscana é São Francisco e os Centenários. Neste sentido não são exclusivos dos Frades Menores, dos Capuchinhos, dos Conventuais, da Ordem Terceira Regular, da Ordem Franciscana Secular ou dos vários institutos femininos e masculinos da Ordem Terceira Regular; ou seja, não é exclusividade de um único membro da Família Franciscana. O Centenário de São Francisco é algo que nos une naturalmente. Celebrá-lo juntos será um sinal de colaboração, de unidade, e acreditamos que se um dos resultados destes Centenários é aumentar a capacidade de colaboração entre os diferentes componentes da Família Franciscana, ótimo! Já teremos conseguido um grande resultado. Esperamos que seja uma oportunidade para redescobrir nossa colaboração.

Fonte: OFMSantoAntonio.orgOFM.org

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui