A Arquidiocese de Brasília comunica a Páscoa do cardeal José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília.

122

A Arquidiocese de Brasília comunicou nesta noite que aos 95 anos, o cardeal José Freire Falcão, arcebispo emérito de Brasília, fez sua Páscoa, por complicações da COVID-19. O falecimento ocorreu na noite de ontem, dia 26 setembro de 2021, às 22h40, no Hospital Santa Lúcia, Asa Sul.

O cardeal foi internado no dia 17 de setembro, como medida preventiva, após testado positivo para a COVID-19. Na madrugada do dia 24 de setembro, dom Falcão teve uma piora em seu quadro respiratório e renal, sendo necessária uma entubação respiratória para dar um conforto maior a sua condição.

Sua ausência – destaca o comunicado – é sentida profundamente por toda a Arquidiocese de Brasília, amigos e fiéis pela marca indelével que S. Emcia. Deixou nas numerosas obras pastorais que ensejou durante os vinte anos que governou esta Igreja Particular.

Dom Paulo Cezar, arcebispo de Brasília conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News

Arquidiocese de Brasília – disse Dom Paulo – está de luto juntamente com a Igreja do Brasil pela perda do cardeal José Freire Falcão. Dom Falcão foi um homem simples, mas ao mesmo tempo um homem de uma percepção aguda. Dom Paulo recordou quer ele foi bispo de Limoeiro depois arcebispo de Teresina. De 1984 a 2004 foi arcebispo de Brasília.

Foi um grande pastor para esta arquidiocese, sublinhou o arcebispo de Brasília. Criou diversas paróquias sempre preocupado com a presença da Igreja nas diversas realidades. Investiu na formação do clero ordenou diversos padre para a nossa amada arquidiocese.

Dom Paulo Cezar sublinhou que ele “foi um pastor preocupado com os pobres, com os mais simples, e nesse sentido criou a Obra de Assistência e de Serviço Social da Arquidiocese de Brasília. No consistório de 1988 foi criado cardeal pelo Papa São João Paulo II. Estamos entregando, ofertando ao Senhor um grande homem, um grande pastor. Estamos tristes pela sua perda pela sua Páscoa, porque era bom conviver com ele. Era bom perceber a sua simplicidade a sua agudeza de espírito: mas estamos ofertando ao Senhor na certeza de que Jesus Cristo, o Bom Pastor lhe dará a recompensa eterna, a recompensa do Bom Pastor”.

Funeral

O corpo do cardeal e arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília, dom José Freire Falcão, será sepultado hoje (27) na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de sepultamento terá início às 13h00 com a chegada do corpo de dom Falcão e, às 15h, terá a missa de corpo presente presidida pelo arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar.

Devido às restrições da COVID-19, o caixão estará lacrado e a cerimônia será restrita ao clero e aos familiares. O sepultamento será na Cripta da Catedral de Brasília e estará aberto ao público na quarta-feira, 29 de setembro, das 8h às 14h.

Dom Falcão será o terceiro bispo a ser sepultado no local, precedido de Dom José Newton de Almeida Batista, primeiro arcebispo e Dom Francisco de Paula Vitor que foi bispo auxiliar de Brasília

Pedimos ao povo de Deus que, através da suas orações, entregue esse bom pastor ao Senhor Jesus Cristo supremo pastor de nossas almas.

Fonte: Vatican News

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui