A Busca Franciscana por uma Ecologia Integral foi tema do Retiro da CFFB Centro-Oeste Paulista

773

O Encontro do Núcleo Centro-Oeste Paulista da Família Franciscana do Brasil, foi realizado no último dia 14 de março, no Centro de Pastoral Paroquial Imaculada Conceição, de Birigui – SP, fraternidade dos Freis Capuchinhos. O tema do encontro foi: “A busca franciscana por uma conversão ecológica integral”, assessorado pela Irmã Ivoni Lourdes Fritzen, FCR. Contamos com a presença de 60 irmãos e irmãs que vieram representando as várias fraternidades de OFS e JUFRA das cidades de Garça, Dracena, Agudos, Penápolis e Birigui, e também as Irmãs Franciscanas de SIESSEN, da cidade de Garça.

Após a colhida e café fraterno, iniciamos o encontro com o Ofício de Louvor e Intercessão pelo cuidado com a Criação, presidido por frei Zilmar Augusto, OFM. A seguir Irmã Ivoni nos falou com muita propriedade sobre o tema proposto. Segundo ela, tudo está interligado; o homem foi criado para cuidar da terra mãe e toda a criação. Porém, para que isso aconteça, devemos viver a fé em comunhão, estar por inteiro, ter abertura para o novo, ser disponíveis, ser homens e mulheres de oração, ter silêncio interior e exterior. Falou-nos ainda sobre a busca franciscana no sentido do querer, do desejo de mudança de hábitos e conduta, do cultivo da cultura do diálogo e do encontro. Chamou-nos a atenção para importância da ecologia em todos seus aspectos e dimensões: ambiental, econômica, social, cultural, ecologia da vida cotidiana e princípio do bem comum. Pois, a visão da ecologia integral, deve nos motivar a ter com todo nosso ser, gratidão, respeito, admiração e compromissos firmes de cuidar e preservar nossa mãe terra. Toda a sua reflexão foi ilustrada com documentários do Papa Francisco sobre a Laudato Si’, e também do Teólogo Franciscano Leonardo Boff sobre a Ecologia integral.

Após suas colocações, tivemos um tempo de deserto e contemplação individual e depois um momento de partilha com os irmãos de outras fraternidades acerca do tema refletido. Também tivemos um momento de mística antes do almoço, debaixo da maravilhosa sombra de uma árvore, reando com expressão corporal. O almoço foi uma fartura, preparado com muito carinho pela Fraternidade da OFS de Birigui. Na parte da tarde, Frei Zilmar nos explicou o que é a CFFB, como ela se organiza aqui em nossa região, quais são as suas atividades, o que já foi realizado, quais os sonhos para o futuro. Também já deixamos acordado sobre o nosso próximo encontro, que será em Garça, no dia 25 de outubro, quando, com o espetáculo do Auto de São Francisco, do ator Ciro Barcelos, daremos início às comemorações das Celebrações dos 800 anos da OFS.

Como de costume em nosso Núcleo, encerramos o nosso encontro com um gesto concreto, que foi a Caminhada Ecológica e plantio das mudas de árvore em um terreno de preservação ambiental da prefeitura. Foi maravilhoso esse dia!

Ana Angélica Lopes Pereira, OFS de Dracena

 

Acompanhe alguns momentos deste encontro:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui