Acompanhe os principais momentos da XVIII Assembleia Geral Ordinária Eletiva da CFFB – Parte 02

1349

O segundo dia da Assembleia iniciou com a celebração da Santa Missa ministrada por Dom Frei Leonardo Ulrich Steiner, OFM. Dom Leonardo, em sua homília, saldou o carisma franciscano e sua importância frente ao mundo de hoje.

Frei Éderson o presenteou com o livro Vida de São Francisco de Assis, por Tomás de Celano.

Após o café da manhã, houve a Apresentação do Relatório de Atividades do último Quadriênio (2015 – 2019). Mayara Ingrid relembrou as prioridades levantadas na última Assembleia Eletiva, dentre elas: Sentido de pertença; Formação e Comunhão; Ecologia Integral.

Ela apresentou o mapeamento dos Regionais e seus atuais responsáveis, bem como os atuais colaboradores da CFFB na sede.

Das necessidades apresentadas na última Assembleia, o conselho Diretor expôs as ações que foram tomadas a fim de supri-las:

• A intensificação das formações Animadores Vocacionais – SAV – com o apoio do Frei Klenner, OFMCap e Solange, OFS.

• O Revigoramento dos Encontros de Cantos Franciscanos: Uma experiência inovadora com cursos realizados nos regionais e coordenados por Frei Zilmar Augusto Moreira, OFM.

• A Nova Experiência da CERNEF – Centro de Renovação da Espiritualidade Franciscana realizado em 2019 e com agendamento para maio de 2020 em Agudos – SP;

• Retiro Nacional da CFFB realizado em 2019 e com a assessoria de Frei Éderson Queiroz,  presidente da CFFB no último quadriênio.

• Novas publicações litúrgicas: Santoral Franciscano, Diretório Franciscano; e em fase de publicação – Liturgia das horas e Lecionário Franciscano.

• Novas parcerias estabelecidas com Centros Acadêmicos Franciscanos do Brasil e parceria para retomada da Revista Franciscana.

• Visita do Conselho Diretor à Comunidade Islâmica.

Além disso, foi lembrada a carta em defesa à educação e o Fórum Franciscano para o Sínodo Pan-amazônico.

Logo após, nosso irmão Nivaldo apresentou a contabilidade e aplicações dos recursos nesse quadriênio.

Houve também a apresentação do relatório do Conselho fiscal.

 

Conselho diretor cessante homenageia Fr. Éderson Queiroz.

A nossa gratidão a todo trabalho, empenho e dedicação desempenhados por Frei Éderson durante todos esses anos como presidente da CFFB. Acompanhe a mensagem de agradecimento:

No fim da manhã, aconteceu a apresentação dos Regionais e do Secretário Nacional da JUFRA. Cada um apresentou suas dificuldades, principais desafios, projetos realizados e resultados obtidos. Foi um momento de partilha e diálogo.

Seguindo os trabalhos, Foram formados grupos de discussão para definir as principais prioridades da CFFB para os próximos anos. Cada grupo fez um levantamento das necessidades e sugestões de ações necessárias para melhorar o trabalho da Família Franciscana do Brasil.

Após, houve o Processo Eletivo do Conselho Diretor e Conselho Fiscal. O Processo eletivo deu-se por duas chapas e a Chapa Número 01 foi a vencedora com a maioria dos votos válidos.

Foi eleito o seguinte Conselho Diretor Conselho Diretor da CFFB para o quadriênio 2019-2023:

Presidente: Irmã Cleusa Aparecida Neves, CFA

Vice-presidente: Frei Gilson Miguel Nunes, OFMConv.

1º Conselheiro: Nilvado Moreira, OFS
2º Conselheiro: Frei Alex Assunção, OFM
3º Conselheira: Irmã Rosa Maria Severina, CFC

1º Suplente: Frei Marco Aurélio da Cruz, OFM
2º Suplente: Ir. Ivone Lourdes Fritzen, FCR

Conselho Fiscal
1º Irmã Luzia Pereira Nunes, PCC
2º Frei Reinaldo Pereira dos Santos, OFMCap
3º José Pereira Filho, OFS

Suplentes
1ª Irmã Maria Tânia Meneses Bulhões, IFBA
2ª Solange Luciano de Sousa, OFS

No final da noite, foi realizada uma Noite Cultural para confraternização nesse momento tão importante e significativo para toda Família Franciscana. Houve uma encenação realizada pela JUFRA e Mini-Franciscanos do Regional Centro-Oeste, música e convívio fraterno.

 

Ao logo da semana, publicaremos os principais momentos da XVIII Assembleia Geral Ordinária Eletiva da CFFB. Acompanhe também por nossas redes sociais: YouTube e Facebook.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui