Assembleia Fraterna

269

Aconteceu entre os dias 18 e 24 de junho o Encontro Internacional Assembleia Fraterna, dos ministros provinciais e custodiais junto ao Ministro Geral e Definitório Geral.

O Encontro foi realizado no Seráfico (Colégio internacional) em Roma. Nestes primeiros dias do Encontro, o Ministro Geral apresentou suas preocupações sobre a vida religiosa e a fraternidade. Ele destacou a necessidade de construir e reconstruir cada vez mais no modelo da fraternidade, onde cada um possa cuidar, de forma adulta, do outro e do seu crescimento e onde todos juntos buscamos a fraternidade. Portanto, as principais preocupações seriam:
1. Testemunhar o alegria de viver juntos e a santidade comunal, não apenas o indivíduo;
2. Ter mais atenção à qualidade das relações humanas, como lugar privilegiado para o anúncio do Evangelho e a manifestação da ternura e da misericórdia do Senhor, do que a obra a realizar;
3. Redescobrir o valor monástico da hospitalidade como forma de acolher os outros, fruto do acolhimento incondicional que Deus nos concede em Cristo. O outro para acolher, para Francisco é frater, irmão. Hospitalidade significa também disponibilidade para abrir o Convento aos necessitados, aos que procuram o Senhor, aos jovens que procuram.
4. Entrar no dinamismo sinodal, próprio da nossa vida conventual. “Sínodo” etimologicamente significa “caminhar juntos”. A sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milênio, como afirma o Papa Francisco. Isso implica um processo de conversão eclesial lento e marcado pelo discernimento comum. Um caminhar juntos sob a proteção do Espírito, que sabe fazer tudo transbordar de vida. A sinodalidade é também um antídoto eficaz contra a doença do clericalismo e da atitude autorreferencial que assola várias das nossas estruturas fraternas e eclesiais.
Pedimos a Deus a benção sobre todo Encontro e a missão de nossa Ordem!

Fr. Gilberto de Jesus (OFMConv)
Ministro Provincial

Fonte: franciscano.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui