Brasil participa do Curso Internacional para Assistentes Espirituais em Roma

912

Dentre os dias 10 a 15 de novembro estiveram reunidos no Seraphicum, em Roma, em torno de setenta frades assistentes espirituais da OFS e JUFRA de todo o mundo. A Conferência dos Assistentes Gerais organizou esta tão sonhada experiência de um Curso para Assistentes a nível internacional. Estiveram presentes os frades menores, conventuais, capuchinhos e TOR.

Do Brasil participaram frei Francisco, TOR, e frei Túlio Freitas, OFM, representando o Colegiado Nacional de Assistentes Espirituais para OFS e JUFRA.

A graça da fraternidade foi vivida com grande intensidade e beleza, permitindo com que os frades de diversas idades, línguas e culturas pudessem compartilhar não apenas sobre o seu serviço de Assistência à OFS e a JUFRA, mas, principalmente, sua vocação e o amor ao carisma franciscano. É a partir desse lugar que se poderá compreender a grandeza e a importância de cada irmão ou irmã franciscano, seja secular ou consagrado, com mútuo respeito e gratidão, abraçando o serviço dado pelo Senhor de reconstrutores da Igreja.

O itinerário formativo do curso se deu através das seguintes temáticas: História e Identidade da OFS; Espiritualidade da OFS; Documentos Oficiais; Assistência Espiritual e Pastoral para OFS-JUFRA; Relevância do Carisma Franciscano hoje; Ativa presença da OFS-JUFRA na Igreja e no mundo; Processo Formativo na OFS-JUFRA e Promovendo a JUFRA. Dentro do possível, estaremos fazendo a tradução do material virtual enviado e encaminharemos aos irmãos de nosso Brasil.

O Curso foi um singular esforço para se retornar às origens de nossa vida franciscana e reconstruirmos o sentindo comum de nossa missão na Igreja e no mundo, reconhecendo-nos pertencentes à trilogia franciscana: a Família Franciscana, o mesmo fundador e o mesmo carisma. O quanto o mundo ainda precisa de Francisco nos seculares, na juventude, nos frades e irmãs, que bebendo de sua Regra, nascida da Fonte Original do Evangelho, seja anúncio da boa nova de Cristo!

Estiveram conosco durante a semana, além dos Assistentes Espirituais Gerais (frei Alfred Parambakathu, OFMConv, frei Francis Dor, OFMCap, frei Pedro Zitha, OFM, frei Cláudio Hernán, TOR), também frei Armando Cano, Ministro Geral da TOR, frei Carlos Trovarelli, Ministro Geral dos frades Conventuais, o irmão Tibor Krauser, Ministro Geral da OFS, Ana Fruk, da Croácia, Jufrista professa na OFS e membro do Conselho Internacional da OFS.

Nossa gratidão à OFS e JUFRA por proporcionar este frutuoso encontro entre os frades e ajudar-nos a redescobrir a graça das origens: Cristo se torna mais visível e reluzente quando damos as mãos e olhamos para o alto e colocamos os pés na estrada em direção uns os outros!

Graças ao Senhor e sua Santa Mãe pela vida franciscana, que ela cresça em seu vigor e seja cada vez mais amada por seus irmãos!

(Texto: Frei Túlio Freitas, OFM e Frei Francisco, TOR)

Fonte: Ordem Franciscana Secular do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui