Capítulo Eletivo Nacional da OFS do Brasil

830
Na manhã dessa sexta-feira (19), às 7h (horário de Brasília), aconteceu a Missa de Abertura do Capítulo Eletivo Nacional da OFS do Brasil. A celebração aconteceu na Catedral São Salvador do Mundo (Sé de Olinda) e foi transmitida pelo Canal “Catedral da Sé Olinda Oficial” no Youtube.
O Arcebispo Dom Fernando Saburido e o Bispo Auxiliar Dom Limacedo Antônio, da Arquidiocese de Olinda e Recife, receberam os irmãos e irmãs da OFS representando o Conselho Internacional, Nacional e Regional para uma conversa sobre a caminhada da Ordem Franciscana Secular e a realização do Capítulo Nacional.
Após a Missa, deu-se inicio a abertura oficial do Capítulo Nacional. O momento contou com a composição da mesa, oração, saudação aos capitulares, designação dos secretários, escrutinadores e cronometrista. Na abertura oficial foi feita a aprovação do regimento interno e da agenda do capítulo, por fim o Ministro Geral proferiu uma mensagem aos presentes.
Ainda pela manhã, o irmão José Flávio Martins, OFS, conduziu a reflexão sobre o tema do Capítulo: “Franciscanas e Franciscanos Seculares: Espelhos de Cristo como Profetas da Esperança”, pelo Canal da OFS no Youtube.
Às 15h teve início a apresentação do Relatório da Gestão e situação da OFS do Brasil, além do Relatório da Tesouraria e o Parecer do Conselho Fiscal. Os irmãos Maria José e Marco, (Ministra e Vice-Ministro Nacional), relataram a atuação do Conselho Cessante e do acompanhamento aos regionais. Felipe, Tesoureiro Nacional, falou detalhadamente sobre a situação financeira e em seguida foi proferido o parecer positivo pelos irmãos Aluísio e Joseval, do Conselho Fiscal, aprovando as contas do quadriênio 2018-2022.
No final da tarde os irmãos e irmãs capitulares estiveram reunidos em grupos para dialogar em busca da definição das prioridades a serem assumidas pelo próximo triênio por nossa Fraternidade Nacional.
Nossos irmãos e irmãs capitulares estiveram reunidos para celebrar o Ofício da Tarde, um belo momento de oração e espiritualidade.
O Colegiado da Animação Fraterna da JUFRA do Brasil, conduziu uma oficina sobre o serviço da Animação Fraterna, um rico trabalho desenvolvido pelos irmãos professos na OFS junto aos jovens jufristas.
Às 9h do sábado, aconteceu um momento de espiritualidade em preparação para o Capítulo Eletivo da OFS do Brasil.
A irmã Maria José Coelho, a Zezé, foi reeleita como Ministra Nacional da OFS do Brasil para o triênio 2022-2025.
O irmão Marco Antônio Rodriguez foi reeleito para o serviço de Vice-Ministro Nacional da OFS do Brasil para o triênio 2022-2025.
O irmão Emanuelson Matias foi eleito para o serviço de Secretário do Conselho Nacional da OFS do Brasil pelos próximos três anos.
Felipe Paiva Guedes foi reeleito Tesoureiro do Conselho Nacional da OFS do Brasil para o triênio 2022-2025.
A irmã Bernadete Pereira acaba de ser eleita Coordenadora Nacional de Formação da OFS do Brasil para os próximos três anos.
Lourival Godinho foi eleito Assessor Jurídico do Conselho Nacional da OFS do Brasil para o triênio 2022-2025.
A Missa de Posse e Encerramento do Capítulo Nacional, aconteceu às 7h deste domingo (21) e foi transmitida pelo Canal do Youtube da OFS.

Foto oficial do Capítulo Nacional da OFS do Brasil

“Sois homens e mulheres comprometidos a viver no mundo, de acordo com o carisma franciscano. Um carisma que consiste essencialmente em observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A vocação do Franciscano secular é viver o Evangelho no mundo, segundo o estilo do Pobrezinho, sine glossa; assumir o Evangelho como “forma e regra” de vida. Exorto-vos a abraçar o Evangelho como se abraçásseis Jesus. Que o Evangelho, isto é o próprio Jesus, plasme a vossa vida. Assim, assumireis a pobreza, a menoridade e a simplicidade como vossos sinais distintivos perante todos”. (Papa Francisco)
Fontes: OFS Nacional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui