Capuchinhos apresentam série da Laudato Si’

333

No dia 24 de maio completou sete anos da Encíclica do Papa Francisco Laudato Si’, sobre o cuidado da Casa Comum. O documento dirigido a toda Igreja e humanidade, conclamando ao cuidado e proteção da casa comum, tem por objetivo unir a humanidade na busca de desenvolvimento sustentável e integral, do compromisso com os pobres, na justiça na sociedade e cuidado com toda criação. A partir do método “ver, julgar e agir”, a Encíclica está em VI capítulos: inicia apresentando o que está acontecendo na casa comum; no capítulo II, aborda, a partir dos textos bíblicos, o Evangelho da criação; o capítulo III apresenta a raiz humana da crise ecológica; Ecologia integral vai ser o tema no capítulo IV; já no capítulo V o documento apresenta linhas de orientação e ação; e, para concluir, o capítulo VI, educação e espiritualidade ecológicas.

Os franciscanos capuchinhos de São Paulo, através do serviço JPIC, realizaram uma série de 4 curtos vídeos sobre esta importante Encíclica, um marco no Magistério da Igreja. No primeiro vídeo apresentam a encíclica como um todo, com os desafios e as problemáticas urgentes a serem enfrentadas, bem como situações preocupantes que tornam a vida cada vez difícil. No segundo episódio, na parte do Ver a realidade, apresenta o olhar da realidade de hoje e os impactos do estilo de vida atual, muitas vezes individualista e de fechamento, com exclusão e desigualdade. Já no terceiro episódio, é exibido o Iluminar dessa realidade a partir da visão da Laudato Si’, e no último episódio são elencadas pistas para agir diante do contexto de hoje.

Os vídeos podem ser acessados nos links abaixo.

Vídeo 1 – NUM MUNDO QUE É TODO INTERLIGADO – 7 ANOS LAUDATO SI’  https://www.youtube.com/watch?v=2VR2GXT1iAA

Vídeo 2 – VER: “A CASA COMUM PARECE UM ENORME DEPÓSITO DE LIXO”  https://www.youtube.com/watch?v=7BO-X2bPQ0w

Vídeo 3 – ILUMINAR: JESUS VIVE TODAS AS RELAÇÕES INTEGRADAS – ECOLOGIA INTEGRAL https://www.youtube.com/watch?v=wzYT–zdlAw

Vídeo 4 – AGIR: CONVERSÃO ECOLÓGICA: UM APELO A UMA MUDANÇA PROFUNDA  https://www.youtube.com/watch?v=ZboCwC_fZnk

Autor:
Frei Marcelo Toyansk, OFMCap

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui