Cáritas Brasileira inicia entrega de cartões com crédito para 24 mil famílias atingidas pelas enchentes

425

 

Entre os dias 30 de março e 6 de abril, agentes Cáritas Brasileira estarão mobilizados para a primeira etapa da entrega dos cartões multipropósito nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itamaraju, Jucuruçu e Dário Meira, na Bahia, Palmópolis e Rio do Prado, em Minas Gerais.

Os cartões, com o valor de R$ 3.000, poderão ser utilizados na modalidade débito em supermercados, lojas, farmácias, mercearias e demais estabelecimentos. A iniciativa integra as ações do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais, que tem por objetivo atender às necessidades emergentes de aproximadamente 24.000 pessoas.

O auxílio monetário na forma de cartão multipropósito é um dos eixos de ação humanitária, que também contempla a entrega de kits de higiene e limpeza, bem como o apoio à estruturação e ao fortalecimento de abrigos. A realização é da Cáritas Brasileira, com o apoio da Direção-Geral da Proteção Civil e das Operações de Ajuda Humanitária da União Europeia (DG ECHO), Cáritas Bélgica e Cáritas Suíça.

A seleção para o recebimento dos benefícios é baseada em critérios de vulnerabilidade, voltado às famílias que perderam a moradia por completo ou tiveram o imóvel interditado pela Defesa Civil, além daquelas que perderam todos os bens materiais da residência. Além disso, serão priorizados os círculos familiares chefiados por mulheres, casas com muitas crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Portanto, o projeto busca contemplar os grupos mais vulneráveis dentre a população atingida pelas enchentes.

“O cartão com recurso financeiro para múltiplas finalidades chega em um momento muito importante para essas famílias. Acontece após uma seleção criteriosa e participativa com as comunidades integrantes do projeto de ajuda humanitária, a fim de atender as necessidades específicas de cada núcleo familiar”, sublinha Valquiria Lima, coordenadora nacional da Cáritas Brasileira.

A possibilidade de se ter um crédito de R$3.000, a partir do qual é possível definir, no âmbito familiar, o que é mais necessário e imediato para aquisição no momento, fortalece a autonomia e o protagonismo das pessoas”, acrescenta.

O senhor José da Lapa Assunção do Amparo, pescador da comunidade Banco da Vitória, em Ilhéus/BA, reconstruiu a moradia com os blocos da própria casa que desabou. Ele será beneficiado com o cartão nesta sexta-feira (01/04).

Levantamento da realidade

Em fevereiro deste ano, as equipes do programa Resposta Emergencial Bahia e Minas Gerais deram início às atividades de campo. De lá para cá, as/os agentes Cáritas vêm realizando o cadastramento das famílias das comunidades afetadas pelas enchentes de dezembro de 2021.

A partir dessa coleta de dados é possível avaliar, detalhadamente, a situação das/os moradoras/es e identificar quais já receberam alguma assistência do Estado, para assim determinar o tipo de apoio caso a caso. Além disso, as informações têm dado subsídio às equipes, a fim de que essas possam direcionar esforços na incidência junto ao poder público.

Portanto, o trabalho não se encerra no processo de cadastramento e entrega dos benefícios. Envolve também o monitoramento das famílias e os respectivos graus de vulnerabilidade, no intuito de indicar caminhos para o acesso às políticas públicas.

SOS Petrópolis, solidariedade que acolhe

A CNBB e a Cáritas Brasileira, articuladas com o regional Leste 1 e a diocese de Petrópolis (RJ), lançam a campanha SOS Petrópolis: Solidariedade que Acolhe! Com novas chuvas na última semana e pouco investimento público de mitigação emergencial desde a tragédia que interrompeu mais de duzentas e trinta vidas e deixou centenas de famílias desabrigadas, tornou-se mais urgente uma ação nacional da Igreja Católica pelas pessoas atingidas da cidade. Faça sua doação para a campanha e apoie as famílias que tiveram suas vidas afetadas pelas fortes chuvas no município.

Fonte: CNBB

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui