Carta Oficial da CFFB ao Papa Francisco

636

Baixe a Carta Oficial da CFFB ao Papa Francisco

 

CARTA DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL 

AO PAPA FRANCISCO

“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5,10)

Papa Francisco,

Paz e Bem!

Vivemos tempo de profundas mudanças e como bem disseste em Laudato Si são tempos de uma séria e grave crise socioambiental.

Assistimos preocupados o aprofundamento perturbador de políticas e retóricas globais de ódio e violência, que incitam a desintegração das relações humanas, a desfiguração do Sagrado e a ruptura cada vez maior do humano com a Terra, nossa Casa Comum e fonte da vida.

Vemos, com igual preocupação, a mesma e crescente agressão a ti e aos teus apelos de seguirmos ao Senhor, no rosto ferido dos feridos de nossos dias.

Em meio a este tempo sombrio e de transformações que exige de nós, cristãos e cristãs, profetismo e esperança acompanhamos em teu ministério e pastoreio o chamado vigoroso para a “alegria do Evangelho”, para a saída ao encontro dos pobres e para a comunhão universal de todas as pessoas de “boa vontade”.

Acabamos de celebrar os 50 anos da Conferência Latino Americana, de Medellín. Afirmamos que “a opção preferencial pelos pobres” é a razão primeira do ser da Igreja.

É dentro deste panorama desafiador que a Conferência da Família Franciscana do Brasil quer reafirmar o compromisso com o Cristo Pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado em teu Pontificado, Francisco de Roma.

É a partir destes desafios, e igualmente dos citados em tua última “Carta ao Povo de Deus”, de 20 de agosto, que dirigimos nosso apoio irrestrito a ti que nos precede na caridade e na misericórdia. E uma palavra é sempre necessária: o Papa não está sozinho! Somos contigo!

Obrigado por teu serviço à Igreja e por teu testemunho. Quem vive radicalmente o Evangelho e luta pela justiça será rejeitado e perseguido.

E certos de que Deus não abandona os pobres e nem àqueles que O atendem nos fracos e indefesos, te confiamos à proteção de São Francisco e de Sua Mãe, a Virgem de Aparecida.

Benção Apostólica sobre nós, a nossa Conferência e o nosso povo.

Brasília, 31 de agosto de 2018

Frei Éderson Queiroz - OFMCap,
Presidente
Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB


11 COMENTÁRIOS

  1. O maior problema de nossa geração é a mania de Deus e a falta de humildade. A maioria não entende o Papa porque se acha imortal em beleza e juventude, coisas que vamos perder quer queiramos ou não. A proposta do Papa só nos resgata quando sofremos a decepção de nossa própria arrogância diante dos revezes. Em breve, todos se voltarão para a igreja, arrependidos e pedindo o perdão, reconhecendo que só nos salvamos através do Amor de Deus, que por infinita bênção é para todos.

  2. Hoje eu só peço a Deus ,a proteção do Papa Francisco e que o Espírito Santo seja seu advogado lhe de o dom da sabedoria para silenciar ou se pronunciar na hora do Espirito .

  3. Não sou da familia Franciscana mas amo S.Francisco e sua obra. Parabéns pela carta confortadora que enviaram ao Papa Francisco. O Para tem sido muito atacado e até perseguido por colocar-se abertamente do lado do “Rosto sofredor de Cristo” e colocado para todos nós o rumo certo indicado por Jesus e seguido pelos Santos. É hora de darmo-nos as mãos e caminhamos unidos.

  4. Hoje eu só peço a Deus ,a proteção do Papa Francisco e que o Espírito Santo seja seu advogado lhe de o dom da sabedoria para silenciar ou se pronunciar na hora do Espirito .
    Eu sou católica e estou como Sr.Nao esqueça que Jesus passou por isso

  5. A igreja Católica maior densidade de espírito veio de Deus e e de Deus..
    Entretanto muitos padres estão fora do contexto. Primam por grandes shows e eventos lindamente montados e esqueçem que Deus pediu fraternidade e amor ao próximo . Usam o dinheiro dos seguidores para fazer viagens até ao estrangeiro de países pobres e se esquecem da população brasileira pobre e explorada e até faminta. Eis a minha decepção com a nossa igreja.

  6. Que Deus abençoe e proteja o Papa Francisco na direção da Igreja Católica e o nosso Papa emérito Bento XVI, bem como a Santa Igreja contra todos os ataques de nossos inimigos.

  7. Nós Cristãos todos temos que nos reunirmos em oração pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em Oração pelo nosso Papa, que tem sido muito atacado, Tu és o representante de S Pedro na Santa Igreja, e a porta do inferno não prevalecerá sobre ela.

  8. […] Diante deste contexto, a JUFRA do Brasil e a Ordem Franciscana Secular também se unem a CNBB, pastorais, movimentos sociais, instituições e organizações da sociedade civil para o 24º Grito dos/as Excluídos/as. Reafirmamos ainda o “nosso compromisso com o Cristo pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado no Pontificado de Francisco de Roma” (Carta da CFFB ao Papa Francisco). […]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui