Baixe a Carta Oficial da CFFB ao Papa Francisco
CARTA DA CONFERÊNCIA DA FAMÍLIA FRANCISCANA DO BRASIL
AO PAPA FRANCISCO
“Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!” (Mt 5,10)
Papa Francisco,
Paz e Bem!
Vivemos tempo de profundas mudanças e como bem disseste em Laudato Si são tempos de uma séria e grave crise socioambiental.
Assistimos preocupados o aprofundamento perturbador de políticas e retóricas globais de ódio e violência, que incitam a desintegração das relações humanas, a desfiguração do Sagrado e a ruptura cada vez maior do humano com a Terra, nossa Casa Comum e fonte da vida.
Vemos, com igual preocupação, a mesma e crescente agressão a ti e aos teus apelos de seguirmos ao Senhor, no rosto ferido dos feridos de nossos dias.
Em meio a este tempo sombrio e de transformações que exige de nós, cristãos e cristãs, profetismo e esperança acompanhamos em teu ministério e pastoreio o chamado vigoroso para a “alegria do Evangelho”, para a saída ao encontro dos pobres e para a comunhão universal de todas as pessoas de “boa vontade”.
Acabamos de celebrar os 50 anos da Conferência Latino Americana, de Medellín. Afirmamos que “a opção preferencial pelos pobres” é a razão primeira do ser da Igreja.
É dentro deste panorama desafiador que a Conferência da Família Franciscana do Brasil quer reafirmar o compromisso com o Cristo Pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado em teu Pontificado, Francisco de Roma.
É a partir destes desafios, e igualmente dos citados em tua última “Carta ao Povo de Deus”, de 20 de agosto, que dirigimos nosso apoio irrestrito a ti que nos precede na caridade e na misericórdia. E uma palavra é sempre necessária: o Papa não está sozinho! Somos contigo!
Obrigado por teu serviço à Igreja e por teu testemunho. Quem vive radicalmente o Evangelho e luta pela justiça será rejeitado e perseguido.
E certos de que Deus não abandona os pobres e nem àqueles que O atendem nos fracos e indefesos, te confiamos à proteção de São Francisco e de Sua Mãe, a Virgem de Aparecida.
Benção Apostólica sobre nós, a nossa Conferência e o nosso povo.
Brasília, 31 de agosto de 2018
Frei Éderson Queiroz - OFMCap, Presidente Conferência da Família Franciscana do Brasil - CFFB
O maior problema de nossa geração é a mania de Deus e a falta de humildade. A maioria não entende o Papa porque se acha imortal em beleza e juventude, coisas que vamos perder quer queiramos ou não. A proposta do Papa só nos resgata quando sofremos a decepção de nossa própria arrogância diante dos revezes. Em breve, todos se voltarão para a igreja, arrependidos e pedindo o perdão, reconhecendo que só nos salvamos através do Amor de Deus, que por infinita bênção é para todos.
Hoje eu só peço a Deus ,a proteção do Papa Francisco e que o Espírito Santo seja seu advogado lhe de o dom da sabedoria para silenciar ou se pronunciar na hora do Espirito .
Não sou da familia Franciscana mas amo S.Francisco e sua obra. Parabéns pela carta confortadora que enviaram ao Papa Francisco. O Para tem sido muito atacado e até perseguido por colocar-se abertamente do lado do “Rosto sofredor de Cristo” e colocado para todos nós o rumo certo indicado por Jesus e seguido pelos Santos. É hora de darmo-nos as mãos e caminhamos unidos.
Hoje eu só peço a Deus ,a proteção do Papa Francisco e que o Espírito Santo seja seu advogado lhe de o dom da sabedoria para silenciar ou se pronunciar na hora do Espirito .
Eu sou católica e estou como Sr.Nao esqueça que Jesus passou por isso
A igreja Católica maior densidade de espírito veio de Deus e e de Deus..
Entretanto muitos padres estão fora do contexto. Primam por grandes shows e eventos lindamente montados e esqueçem que Deus pediu fraternidade e amor ao próximo . Usam o dinheiro dos seguidores para fazer viagens até ao estrangeiro de países pobres e se esquecem da população brasileira pobre e explorada e até faminta. Eis a minha decepção com a nossa igreja.
Que Deus abençoe e proteja o Papa Francisco na direção da Igreja Católica e o nosso Papa emérito Bento XVI, bem como a Santa Igreja contra todos os ataques de nossos inimigos.
Jesus disse: as forças do inferno jamais destruiram a minha igreja!
Eu me solidarizo com o Papa Francisco contra as perseguições que vem sofrendo. Que Deus o abençoe e ilumine sempre
Assino em baixo, e aprovo todo o texto da carta da CFFB ao Papa Francisco.
Deus abençoe e guarde nosso amado Santo Oadre! D
Nós Cristãos todos temos que nos reunirmos em oração pela Santa Igreja Católica Apostólica Romana, em Oração pelo nosso Papa, que tem sido muito atacado, Tu és o representante de S Pedro na Santa Igreja, e a porta do inferno não prevalecerá sobre ela.
[…] Diante deste contexto, a JUFRA do Brasil e a Ordem Franciscana Secular também se unem a CNBB, pastorais, movimentos sociais, instituições e organizações da sociedade civil para o 24º Grito dos/as Excluídos/as. Reafirmamos ainda o “nosso compromisso com o Cristo pobre, Humilde e Crucificado tão amado por Francisco de Assis e tão desvelado no Pontificado de Francisco de Roma” (Carta da CFFB ao Papa Francisco). […]