Celebração Eucarística pelos 800 anos da Terceira Ordem Franciscana

440

A Terceira Ordem Regular, presente no Pará há aproximadamente 400 anos, se une à organização do Capítulo Celebrativo dos 800 anos da Ordem Terceira de São Francisco e 50 anos da Juventude Franciscana – JUFRA no Brasil.

Como se sabe, a primeira Regra da Ordem Terceira, “Memoriale Propositi”, foi aprovada pela Igreja em 1221 pelo Papa Honório III, e posteriormente confirmada pelo seu sucessor Papa Gregório IX. Com o passar dos anos esta Ordem religiosa leiga, ramificou-se em diversas Congregações de vida religiosa regular, nascendo então, a Ordem Terceira Regular. O Jubileu dos 800 anos, portanto celebra a experiência evangélica da Ordem Franciscana Secular – OFS (para leigos, leigas, diáconos e padres diocesanos) e da Ordem Terceira Regular – TOR (Congregações masculinas e femininas) tendo como patronos comuns Santa Isabel da Hungria e São Luís IX.

A Família Franciscana reúne todos os que se sentem chamados no seguimento do Cristo, à maneira de São Francisco de Assis que por modos e formas diversas, mas em recíproca comunhão vital eles querem tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja.

Neste clima festivo, o Norte do Brasil também participa desta ciranda Fraterna. Por isso, no dia 25 de junho de 2021, a Ordem Franciscana Secular da Área Norte, e a Conferência da Família Franciscana – Pará e Amapá organizaram um missa em comemoração aos 800 anos da Terceira Ordem Franciscana, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: OFS Norte II Pará Leste e Amapá

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui