CFFB RN, PB, PE realizou Assembleia Formativa aprofundando a Espiritualidade Franciscana

150

Nos dias 24 a 26 de novembro de 2023 estevimos reunidos no Convento de Santo Antônio, em Lagoa Seca – PB, para um Curso de Espiritualidade Franciscana. Estavam presentes 34 irmãs e irmãos pertencentes aos seguintes grupos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem Franciscana Secular (OFS), Irmãs Franciscanas de Dillinger, Instituto Secular Pequena Família Franciscana.

Iniciamos o encontro com a acolhida e oração de Abertura na sexta-feira. No sábado, fizemos um momento de oração e seguimos com a fala do assessor Frei José Teixeira, mais conhecido como Frei Zezinho, OFM. Em sua fala, ele apresentou os três pilares da Espiritualidade Franciscana: 1⁰ – A Fraternidade, 2⁰ Gratidão ao Criador – Louvado seja o meu Senhor, 3⁰ Viver sem nada de próprio – Pobreza Franciscana: Minoridade.

No primeiro pilar foi ressaltada a importância de sermos irmãos, pois viver a fraternidade é próprio do ser franciscano, lembrando que ser irmão tem consequências muito fortes em nossa vida, ser irmão muitas vezes nos torna despercebido, ser irmão é reconhecer Deus como Pai e sentir-se filho Dele.

No segundo pilar refletimos sobre a gratidão ao Criador para poder contemplar a sabedoria de Deus e cuidar com zelo de toda a criação.

No terceiro pilar viver sem nada de próprio. Ver o trabalho como uma forma alegre de contribuir para a felicidade do mundo. Ser pobre é ser agradecido. É saber que existo porque Deus me ama. Sem esquecer que Francisco se esvazia de toda dignidade para tornar-se nosso irmão no caminho de nossa história, assim como Jesus no presépio que se revela como irmão para nos salvar.

Participamos da missa no sábado e no domingo e o encontro continuou com partilhas, reflexões e direcionamento para a caminhada nos núcleos e fraternidades.

Autora: Irmã Liliane – Pequena Família.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui