CIOFS lança documento sobre animação e liderança de serviço OFS – JUFRA

150

Download

O Secretariado de Formação do CIOFS (Conselho Internacional da OFS) preparou este documento sobre a Animação e Liderança de Serviço na OFS e JUFRA.

Incentivamos sua leitura e reflexão com todos/as os irmãos e irmãs de nossas Fraternidades Regionais e Locais.

APRESENTAÇÃO

Queridos irmãos e irmãs,
da Ordem Franciscana Secular e da Juventude Franciscana,
Paz e Bem.

Durante o Capítulo Geral da Ordem Franciscana Secular em 2021 foi apresentado o tema Liderança de Serviço que foi assumido como uma das prioridades para continuar nossa formação nesta dimensão do serviço. Tal prioridade estabelecia: “Liderança de serviço: enfoque principal na liderança de serviço, compartilhando as ferramentas do Instrumentum Laboris e a reflexão de Frei Michael Perry sobre o tema principal, proporcionando excelentes ferramentas para que as Fraternidades Locais as utilizem (módulos, modelos, formato/esquema de formação, linguagem simples). Criar um fundo que possa suportar várias ações relacionadas para a implementação das sugestões”.

A presidência do CIOFS aprovou esta prioridade aceitando a proposta que o Secretariado de Formação preparasse dois temas . Para o ano de 2023 o tema foi “Servir em fraternidade, liderança e animação”. Para o ano 2024 o tema será “A liderança de serviço nos escritos de São Francisco e Santa Clara de Assis”.

Durante a Assembleia internacional da JUFRA realizada no México no ano de 2022 o trabalho “Servir em Fraternidade, Liderança e Animação” foi apresentado em conjunto considerando os desafios para a JUFRA e a OFS na dimensão de serviço que nosso carisma propõe; este trabalho foi apresentado por nosso irmão Tibor Kauser, Ministro Geral da OFS e por nossa irmã Ailén Lucia Natali da JUFRA-OFS (Argentina), membro da Equipe internacional de formação JUFRA.

O Secretariado de Formação pediu aos irmãos e irmãs para integrarem esta apresentação, atualizá-la, a fim de poder compartilhá-la com todas as Fraternidades OFS e JUFRA.
Esperamos que este material responda a prioridade assumida e que seja de utilidade para a formação de nossos irmãos e irmãs.

Fraternalmente,
SECRETARIADO PARA A FORMAÇÃO CIOFS
Silvia Noemi Diana OFS
Eremenciana Chinyama OFS
Fr. Stefan Acatrinei OFM Conv
Alonso Acevedo OFS
Diane Frances Menditto OFS
Lucia Hidveghyova OFS
Mayara Ingrid Sousa Lima OFS

Fonte: OFS do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui