Colóquio de Liturgia abordará implicações eclesiológicas e pastorais do Motu proprio do Papa Francisco “Traditionis Custodes”

640

 

O Instituto de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP) organizam o primeiro colóquio de liturgia “Traditionis Custodes implicações eclesiológicas e pastorais“.

O evento será realizado no dia 19 de agosto, de forma online, das 19h às 21h30, na página do IFT – PUC Minas, no Youtube. Participarão da mesa o moderador Danilo César, da PUC Minas; Antonio Manzatto, da PUC SP; Francisco Taborda, da FAJE; e o Antonio Lisboa Lustosa, da PUC SP.

A recente publicação do Motu Proprio do Papa Francisco, Traditionis Custodes (16/07/2021), restringiu o uso do rito de Pio V, reconduzindo a Igreja ao cerne da reforma da Igreja e da Liturgia promovida pelo Concílio Vaticano II. O evento abriu novo capítulo em torno da liturgia e da Igreja, após a inflexão causada pelos documentos Liturgiam Authenticam (28/03/2001), Redemptionis Sacramentum (25/03/2004) e a tentativa de Bento XVI de reconduzir os cismáticos tradicionalistas ao seio da Igreja, por meio da Summorum Pontificum (7/07/2007).

O significado histórico deste percurso, as implicações eclesiológico-pastorais e o recuo na recepção da reforma litúrgica requerem atenta e responsiva reflexão da teologia, a fim de colaborar com o esforço do Papa na retomada da recepção do Concílio Vaticano II, da qual a Liturgia se tornou eixo.

Cronograma e divisão dos aspectos a serem apresentados

Abertura:
Saudações iniciais – representante PUC Minas e PUC SP

Moderador: Prof. Ms. Danilo César (PUC Minas)

Irá situar o Motu Proprio Traditionis Custodes no horizonte dos últimos documentos sobre a liturgia (Liturgiam Authenticam , Redemptionis Sacramentum , Summorum Pontificum).

Primeiro Relator: Prof. Dr. Antonio Manzatto (PUC SP) – 20 min.

Irá refletir sobre a retomada do Concílio Vaticano II, com o Papa Francisco, e situar a importância da liturgia nessa retomada.

Segundo Relator: Prof. Dr. Francisco Taborda (FAJE) – 20 min.

Falará sobre o rito de Paulo VI como única expressão da lex orandi da Igreja.

Terceiro Relator: Prof. Dr. Antonio Lisboa Lustosa (PUC SP) – 20 min.

Abordará o efeito da coexistência de duas formas rituais na vida pastoral das Igrejas locais e do recente Motu Proprio Traditionis Custodes.

Debate:

O moderador promoverá uma interlocução entre os relatores.

Perguntas dos participantes/internautas.

Selecionadas pelos membros do NDE e pelo Colegiado do IFT (PUC Minas)

Saudação final.

Fonte: CNBB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui