Primeira Celebração do Perdão de Assis no Santuário Frei Galvão

646

“O Sol nascente nos veio visitar” (Lc 1, 67-79). Foi com o nascer do sol que os frades e os devotos de Frei Galvão, reuniram-se pela manhã de segunda-feira para o início das celebrações do Perdão de Assis. A missa foi iniciada na parte interna do Santuário. Após os ritos iniciais, como motivações e cantos, todos se dirigiram ao terreno onde será construído o novo Santuário. Antes da Proclamação do Evangelho, as costas do celebrante, aos olhos do povo, o Sol despontava radiante. O astro luminoso não fez outra coisa senão um convite para uma louvação.

Em meio aos fiéis, encontravam-se parentes de Frei Galvão. Estes trouxeram as cinzas do Senhor Edson Galvão, também parente do Santo. Edson Galvão foi quem pôde receber os frades neste Santuário, no ano passado. Grande incentivador da vida e devoção a Frei Galvão. Frei Diego Atalino de Melo, reitor, esteve por alguns meses em contato direto com o senhor Edson Galvão. Pôde acompanhá-lo até os últimos dias de sua vida.

Na celebração das exéquias do sr. Edson, a família expressou o desejo de poder deixar as cinzas no Santuário. A fraternidade, consentindo e reconhecendo o grande valor deste gesto, concordou. Contudo, fizeram um pedido à família: que construísse uma capela dedicada a São José. E, nesta mesma capela, seria depositada as cinzas do seu parente.

E foi nessa missa que o Filho Fernando e Frei Diego, confirmaram o surgimento desta capela provisória dedicada a São José, enquanto não surge o Santuário.

A capela será simples, em vista do seu tempo provisório.

O dia do Perdão de Assis foi celebrado também no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista, na Canção Nova. Ao meio-dia, os frades Diego e Leandro, celebram para todo o Brasil, por meio da emissora do Santuário. Frei Diego, ao seu modo, fez a pregação; e Frei Leandro Costa, com o violino, ao seu modo, contribuiu durante a pregação. Ainda na Canção Nova, Frei Leandro participou do programa “Juntos somos mais”, refletindo acerca da temática do Perdão de Assis.

Um dos maiores e exigentes serviços do Santuário Frei Galvão são as confissões. Na celebração das 15h, propositalmente neste dia do Perdão, foram inauguradas três capelas penitenciais (confessionários). Esteve presente Dom Diamantino de Prata de Carvalho, OFM, bispo emérito da diocese de São Lourenço – MG.

Para finalizar o dia, foi celebrado o Perdão de Assis com a temática da Esperança. Todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, o Santuário recorda os falecidos, juntamente com as famílias enlutadas. Essa celebração nasceu neste contexto de pandemia, ao perceber as dores e tristezas das pessoas que acorriam ao Santuário. Celebração ideal, que veio ao encontro do Perdão de Assis. Uma vez que a indulgência plenária pode ser destinada aos falecidos.

Por essas e tantas outras coisas ocorridas na vida deste Santuário, somos tomados pela ideia de que aqui, a seu modo, é uma pequena Porção, onde Deus e sua Bem Aventurada Mãe comunica-se com o seu povo.

Festa de Santa Clara

O Santuário Frei Galvão traz para seus fieís as grandes celebrações ligadas ao Carisma Franciscano. Domingo, dia 8, na missa das 15h, inicia-se o Tríduo em preparação a Festa de Santa Clara. Durante o Tríduo, serão vendidos Pastéis de Santa Clara.

Dia 8 de agosto, 1º dia do Tríduo, às 15h, tema: “Santa Clara e a Eucaristia”. Estarão presente as Irmãs Clarissas.

Dia 9 de agosto, 2° dia do Tríduo, às 15h, tema: “Santa Clara e o Espelho”.

Dia 10 de agosto, 3° dia do Tríduo, às 15h, tema: “Santa Clara e a pobreza”.

Dia 11 de agosto, Quarta-feira, às 15h, Solene Festa de Santa Clara. Neste dia serão vendidos os pastéis de Santa Clara e o bolo de Santa Clara com medalhinhas. E às 19h30, uma Live. Uma produção da Conferência da Família Franciscana do Brasil (CFFB), do Regional São Paulo, como transmissão da TV Web Frei Galvão.


Frei Leandro Costa e equipe de Comunicação do Santuário

Fonte: Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui