Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus completa 100 anos

1264

Missa celebrada pelo Padre Odair na Igreja do bairro João Paulo II festejou a data comemorativa

Aconteceu na quinta-feira, 20 de outubro, a celebração eucarística que comemorou os 100 anos de fundação da Congregação das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus, que atuam em Barbacena há alguns anos através do Colégio São Francisco de Assis, que promove educação de qualidade para cerca de 400 estudantes da cidade.

Participaram da cerimônia religiosa as irmãs que coordenam o Colégio São Francisco de Assis em Barbacena, a direção da escola, professores, pais e alunos da comunidade escolar e autoridades da cidade. A missa foi celebrada na Igreja Pio X, na Praça do Cruzeiro, pelo padre Oldair e contou com momentos de grande emoção nas palavras contagiantes das irmãs que deram seu testemunho de fé e e otimismo com o trabalho inestimável que vem sendo realizado para o povo barbacenense.

A Congregação das Irmãs de São Francisco de Assis da Providência de Deus atua no Brasil na área de Educação com quatro colégios e uma obra social. São três colégios na cidade de São Paulo (SP) e um colégio em Barbacena (MG), além da obra social na capital paulista. Dentre outros projetos, as irmãs da Providência de Deus têm atuação na comunidade da cidade de Itinga, MG, onde estão no serviço de atendimento ao povo das comunidades urbanas e rurais, com formação de lideranças, acompanhando a catequese, liturgia, juventude e formação bíblica.

Outra comunidade que conta com a atuação das irmãs da congregação funciona na cidade de Óbidos (PA). Lá as Irmãs atuam no acompanhamento da Pastoral da Criança, formação de lideranças, catequese e juventudes. Também estão atuando na área da saúde, no hospital da cidade e no Barco Hospital com atendimento das comunidades ribeirinhas.
E, por fim, a atuação inestimável da Congregação na comunidade de Barbacena (MG), onde as Irmãs acompanham o atendimento do Colégio, que atende crianças e adolescentes em grande vulnerabilidade. Atuam na paróquia local acompanhando as pastorais do batismo, catequese e juventudes.

Conheça a história das Irmãs de São Francisco da Providência de Deus

Após os primeiros anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial muitos europeus evadiram-se de seus países de origem para se estabelecerem nas Américas. Nos Estados Unidos da América era cada vez maior o número de imigrantes lituanos.

Como o movimento migratório cresceu significativamente, houve a necessidade de criação de núcleos comunitários, que ajudassem a manter as tradições e a fé cristã, como também, trabalhar para a preservação da herança cultural daquele povo.

Houve nesta época a criação de paróquias e de escolas paroquiais, porém necessitava-se de mais religiosas para dirigir escolas, para a catequese e para serem presença evangelizadora no meio do povo, que estava recomeçando a vida no novo continente.

Algumas Irmãs de origem lituana, residentes nos Estados Unidos, lançaram o olhar sobre os seus compatriotas lituanos e percebendo as suas grandes necessidades, sentiram um forte apelo de Deus para trabalhar com eles.

Para realizar tal missão, tomaram a decisão de deixar a congregação de origem, a Congregação da Sagrada Família de Nazaré, para se dedicarem ao apostolado junto às famílias daqueles imigrantes.

Portanto, sob a proteção de Deus, que é Providência, a Congregação foi fundada no dia 12 de março de 1922, na Diocese de Pittsburgh, Pensilvânia, nos Estados Unidos.

As pioneiras, ao deixarem sua congregação de origem, foram acolhidas pelas Irmãs Franciscanas de Millvale, Pittsburgh, com quem permaneceram por um período de seis anos, onde continuaram sua formação e missão, até se tornarem uma congregação autônoma.

As fundadoras, apoiadas e auxiliadas pelo Bispo de Pittsburgh, D. Hugh C. Boyle, por Monsenhor M. L. Krusas e pelos padres A. J. Sutkaites e M. Kazenas conseguiram vencer os enormes desafios existentes nos primeiros anos de fundação, quanto ao estabelecimento da nova missão, falta de recursos materiais e outras tantas dificuldades.

Há depoimentos sobre os dez primeiros anos da Congregação, que afirmam o quanto as Irmãs foram corajosas, pobres, simples e ousadas para que a obra iniciada pudesse crescer e produzir frutos. As fundadoras e os co-fundadores testemunharam que, ao longo da trajetória de vida da Congregação, o que os sustentava era Deus, que na sua Providência, dava-lhes coragem e indicava novos caminhos a serem percorridos.

Firmes no seguimento de Jesus Cristo e inspiradas na vida e nos ensinamentos de São Francisco de Assis, as primeiras Irmãs iniciaram o seu trabalho voltado, prioritariamente, para a Educação de crianças e de jovens, mas visava, também, o cuidado aos doentes e assistência aos necessitados.

Depois de 16 anos de fundação, As Irmãs da Congregação da Providência de Deus foram agraciadas mais uma vez. Cinco Irmãs atravessaram os mares e chegaram ao Brasil no dia 27 de agosto de 1938, em reposta à solicitação da Igreja local, para atenderem às necessidades das famílias lituanas em Vila Zelina, São Paulo.

Nos primeiros anos o trabalho missionário, inclusive no Brasil, foi direcionado para beneficiar o povo lituano. Porém, com o decorrer do tempo e com as mudanças profundas na sociedade a missão da Congregação foi sendo redimensionada através das áreas de Educação nos Colégios, Obra Social, na Saúde, na Formação, nas Paróquias e Comunidades inseridas nos meios populares e na Administração de outros serviços da Congregação.

A Sede Geral está situada em São Paulo, desde setembro de 2017.

Confira mais fotos da celebração religiosa dos 100 Anos da Congregação:

Fonte: barbacenamais.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário
Coloque seu nome aqui